header top bar

section content

Governo do Estado orienta população em evento alusivo ao Dia Mundial da Água

O gerente de Vigilância Ambiental da SES, Geraldo Menezes, ressaltou a o papel fundamental da água para a vida dos seres vivos.

Por Priscila Belmont

22/03/2017 às 17h48 • atualizado em 22/03/2017 às 18h06

Governo Estadual orienta população sobre o dia mundial da água.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Ambiental, participou nesta quarta-feira (22), data em que se comemora o Dia Mundial da Água, do II Salão de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, que teve como tema central “Coleta Seletiva e Reciclagem”. Participaram da ação órgãos estaduais e municipais relacionados ao tema. O salão foi aberto ao público em geral.

Buscando sensibilizar a população sobre a importância da água, a equipe da SES esteve presente com um stand, orientando os visitantes e distribuindo hipoclorito de sódio, utilizado para purificar a água para uso e consumo humano. O gerente de Vigilância Ambiental da SES, Geraldo Menezes, ressaltou a o papel fundamental da água para a vida dos seres vivos.

“O Governo do Estado tem essa preocupação de no Dia Mundial da Água trazer a realidade quanto à qualidade e importância da água. Estamos aqui apresentando o processo de tratamento de água, o cuidado com a água com o hipoclorito de sódio, além de orientar como tratar e lavar recipientes”, disse.

Geraldo lembrou que os casos de dengue, zika e chikungunya são diretamente relacionados à água, já que é nela que o mosquito Aedes aegypti se reproduz. “Não podemos esquecer as doenças relacionadas ao Aedes, pois é na água parada que suas larvas se reproduzem. Então, se você mantém a água tratada, bem cuidada e protegida, com certeza não haverá criadouros do mosquito da dengue”, explicou.

O chefe do Núcleo de Fatores Não Biológicos da SES, Emanoel Lira, falou da importância de aproveitar o evento para chamar atenção da população sobre o uso racional da água. “Sabemos que a maioria das pessoas ainda não tem a real noção de que a água deve ser tratada como um bem raro. A Paraíba tem 178 municípios em estado de emergência, que são abastecidos por carros-pipa. Por isso é preciso ter cuidado com o desperdício não só hoje, mas todos os dias”, concluiu Emanoel.

Atividades Semana da Água – As ações alusivas ao Dia Mundial da Água são realizadas pela SES, em parceria com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Secretaria de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia (Seirhmact), Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Secretaria de Educação do Estado.

As atividades continuam nesta quinta-feira (23), quando as instituições participantes realizam mobilizações internas. O encerramento das ações será na sexta-feira (24), na Funasa, com a realização de palestra sobre a Transposição do Rio São Francisco e Saneamento.

Secom

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan