header top bar

section content

Juiz manda libertar últimos presos da Operação Carne Fraca

Decisão foi tomada neste sábado (25).

Por Priscila Belmont

27/03/2017 às 09h50

Operação Carne Fraca da Polícia Federal. © Reuters / Nacho Doce

O juiz federal Marcos Josegrei da Silva determinou a soltura de três presos temporários na Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. São eles: Rafael Nojiri Gonçalves, Antônio Garcez da Luz e Brandízio Dario Júnior. As informações são da Agência Brasil.

A decisão do juiz, que é responsável pela operação, foi tomada neste sábado (25). Os três eram os últimos que ainda estavam presos temporariamente, uma vez que o magistrado havia prorrogado a custódia deles por mais cinco dias. As informações são da Agência Brasil.

No dia 22, o juiz já havia determinada a liberação de outros oito presos temporários.Garcez da Luz e Dario Junior que eram chefes de unidades de inspeção no interior do Paraná. Já Rafael Nojiri Gonçalves é filho do fiscal Daniel Gonçalves Filho, supostamente líder da organização criminosa.

Deflagrada pela Polícia Federal (PF), no último dia 17, a Operação Carne Fraca apura corrupção na Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Paraná (SFA/PR) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

No rol de empresas investigadas pela Polícia Federal estão a JBS, dona das marcas Seara e da Big Frango; a BRF, controladora da Sadia e da Perdigão; e os frigoríficos Larissa, Peccin e Souza Ramos.

A PF investiga o pagamento de propinas a fiscais federais agropecuários e agentes de inspeção em razão da comercialização de certificados sanitários e aproveitamento de carne estragada para produção de gêneros alimentícios.Segundo a PF, os fiscais investigados na operação recebiam propina das empresas para emitir certificados sanitários sem fiscalização efetiva da carne.

O esquema permitiria que produtos com prazo de validade vencido e com composição adulterada chegassem a ser comercializados. De acordo com a operação, eram usadas substâncias para “maquiar” a carne vencida.

Ao todo, foram expedidos 27 mandados judiciais de prisão preventiva, 11 de prisão temporária, 77 de condução coercitiva e 194 de busca e apreensão.

Ao todo, 21 frigoríficos são investigados na operação e tiveram a licença de exportação suspensa. Além disso, o Ministério da Agricultura afastou 33 fiscais de suas atividades. Com informações da Folhapress.

Notícia ao Minuto

Recomendado pelo Google: