header top bar

section content

Você revela segredos íntimos após a relação sexual? Estudo explica por que isso acontece

Parece estranho, mas o ato de compartilhar histórias muito pessoais após o sexo é um artifício do cérebro para manter a relação

Por Campelo Sousa

12/04/2017 às 09h24

Relação sexual impulsiona o compartilhamento de informações pessoais, que serve como veículo para a criação de vínculo (Foto: Shutterstock)

Você já se viu compartilhando coisas muito pessoais ou sentiu que a inibição emocional foi para o espaço após uma relação sexual? De acordo com uma série de estudos recentes, essa sensação é algo frequente e alguns fatores podem explicar por que as pessoas se sentem mais inclinadas a compartilhar intimidades depois de fazer sexo.

Intitulado “o sexo faz sua língua ficar solta” e publicado pelo “Personality and Social Psychology Bulletin”, o estudo demonstra que a simples exposição a imagens sexualmente sugestivas faz com que as pessoas tenham mais tendência a buscar uma relação de intimidade com os outros. A mesma técnica foi utilizada em outra pesquisa , que relacionou a visualização de material pornográfico logo antes de um primeiro encontro e o aumento na possibilidade de ele ser bem-sucedido.

A compilação de estudos testou essa teoria de várias formas. Na primeira, pessoas foram submetidas a um estímulo sexual subliminar – a exposição de imagens por um intervalo de tempo tão curto que é quase impossível notá-las – e então foram incentivados a contar algo pessoal a uma pessoa desconhecida do sexo oposto por um aplicativo de mensagens.

Em outra, os participantes assistiram a uma cena sensual de um filme e tiveram de compartilhar algo embaraçoso sobre si mesmos com uma pessoa desconhecida, mas, desta vez, cara a cara. Nos dois casos, os grupos que foram expostos a estes estímulos compartilharam mais informações pessoais do que aquelas que não passaram pela mesma experiência.

Por que isso acontece?
Da mesma forma que o ato sexual já foi apontado como um veículo para afeto e para a criação de vínculo entre os parceiros (fatores que, de acordo com um estudo, são os reais responsáveis pela felicidade), ele também é apontado como um meio de encontrar possíveis parceiros compatíveis. “As descobertas indicam que a ativação do sistema sexual encoraja a auto-revelação, uma estratégia que ajuda pessoas a ficarem mais próximas de um parceiro em potencial”, afirma o estudo. Neste caso, não, você não é culpado pela chuva de histórias constrangedoras que compartilha após uma relação sexual, isso é apenas seu cérebro tentando dar uma forcinha para que o relacionamento dê certo.

IG

Tags:
Recomendado pelo Google: