header top bar

section content

Representantes do Instituto Chico Mendes fazem visita técnica à Serra do Teixeira

O sobrevoo de avião está marcado para a segunda-feira (10), às 12h. Na terça-feira (11) será feita uma visita de campo em pontos estratégicos da serra.

Por Priscila Belmont

07/07/2017 às 18h09

Serra do Teixeira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, receberá durante a próxima semana representantes Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que farão visita técnica à Serra de Teixeira para possível implantação do Parque Nacional da Serra de Teixeira que engloba mais de 10 municípios paraibanos com predominância do Bioma Caatinga.

A programação da visita técnica se inicia com uma reunião também com os integrantes do SOS Sertão, na sede da Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, às 8h, em João Pessoa, para discutirem a implantação do parque e o roteiro durante a semana. De acordo com o secretário de Meio Executivo de Meio Ambiente, Fabiano Lucena, será feito um sobrevoo de avião com os técnicos do ICMBio em toda a Serra de Teixeira. “Será feita uma análise visual de alguns pontos para identificar a degradação, a pressão urbana e as potencialidades ambientais da área. Será um Parque de grande importância para o nosso Estado. Entendemos a importância de protegermos o bioma da caatinga e percebemos o potencial da área para o desenvolvimento do turismo sustentável.

O secretário destaca ainda que a Serra de Teixeira possui uma grande riqueza da fauna e da flora. “Além das nascentes existentes no local, em torno de 70, é possível encontrar na Serra animais como veados, macaco – prego, onça puma, e novas espécies de lagartos e borboletas e a nossa intenção, com certeza, é de preservar aquela área”, destacou.

O sobrevoo de avião está marcado para a segunda-feira (10), às 12h. Na terça-feira (11) será feita uma visita de campo em pontos estratégicos da serra. Já na quarta (12), haverá uma reunião no Casarão do Jabre com os prefeitos da região e o fórum permanente Salve o Pico do Jabre. Na quinta-feira (13), haverá visitas às Serras do Melado (Cajazeirinhas) e Santa Catarina (São José de Lagoa Tapada). As atividades se encerram na sexta-feira (14), com uma reunião interna de avaliação e planejamento das etapas futuras. Posteriormente, o ICMBio vai elaborar uma consulta pública para que a população se manifeste apoiando ou não a existência do parque e também para escolher um nome para o local.

Secom

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan