header top bar

section content

Empresa em parceria com OAB de Cajazeiras capacita pregoeiros de várias prefeituras e agentes públicos

Segundo o presidente, há ainda uma exigência legal daquele que faz o papel de Pregoeiro tenha qualificação para tanto.

Por Diário do Sertão

25/11/2017 às 07h05 • atualizado em 25/11/2017 às 11h17

Curso de pregoeiro realizado em Cajazeiras

Foi realizado nestes dias 22 e 23 de novembro (quarta e quinta feira) na sede da OAB, Subseção de Cajazeiras, o curso de formação de novos pregoeiro. O evento foi promovido pela empresa de Consultoria e Capacitação em Licitação Pública, em parceria com a Ordem dos Pregoeiros do Brasil Subseção da Paraíba e a OAB Subseção de Cajazeiras.

Participaram desta formação, servidores públicos, responsáveis pelos processos de licitação de diversas prefeituras da região, além de acadêmicos, advogados e empresários, que utilizam essa modalidade para potencializar seus negócios com contratos com a administração pública.

O diretor presidente da Licitec Consultoria, o advogado Damísio Mangueira, que também é especialista em Direito Publico e em Direto Administrativo falou a reportagem sobre a importância desse evento para o meio.

“Os agentes públicos cada dia mais são cobrados pelos órgãos de controle externo no que diz respeito aos procedimentos licitatórios. Na maioria, os servidores públicos designados para essa responsabilidade, de presidir ou ser membro das comissões de licitação, não são capacitados e ficam sujeitos a erros que comprometem não só o gestor e a administração, como também a si mesmo”, destacou Damísio.

Segundo o presidente, há ainda uma exigência legal daquele que faz o papel de Pregoeiro tenha qualificação para tanto. Além destes, tem também os empresários que cada vez mais necessitam estar a par da legalidade destes procedimentos para lograrem êxito nas suas participações nestes certames. Hoje são milhares de empresas que vendem ao governo, em todas as suas esferas. É sem dúvida o maior comprador em nosso país. Não só grandes, mas pequenos e micro empreendedores.

Pelos participantes, falou Gerente Regional da Cagepa do Alto Piranhas, Cleidismar Alexande (Neném da Cagepa”. “Foi uma grande oportunidade de conhecer melhor esse processo tão em voga hoje dia. Todos os órgãos públicos devem se aprimorar nas suas contratações com o particular pra dar a sociedade a reposta que precisa de uma administração pública ética e sem corrupções. E sabemos que são nas compras pública e realização de serviços que se tem o maior ralo de desperdício de dinheiro público”.

dezoito novos pregoeiros foram cerificados, que independente de exercerem ou não a função, foram habilitados a participar, com propriedade, de qualquer procedimento de licitação, como órgão licitador ou como licitante.

.

DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria

Recomendado pelo Google: