header top bar

section content

Saúde preventiva é discutida com acompanhantes em palestra no Hospital de Trauma de João Pessoa

O evento foi dirigido não apenas aos colaboradores da instituição, mas também aos acompanhantes dos pacientes internos e tratou de temas como câncer e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Por Priscila Belmont

11/12/2017 às 18h14 • atualizado em 11/12/2017 às 18h22

Trauma da capital faz palestra para acompanhantes

“Uma pessoa informada sempre será o melhor remédio”. A fala de Wesley Codelette, psicólogo e ministrante, indica o objetivo da palestra realizada pelo Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. O evento foi dirigido não apenas aos colaboradores da instituição, mas também aos acompanhantes dos pacientes internos e tratou de temas como câncer e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Por meio de ilustrações, o palestrante despertou o interesse dos presentes ao apresentar os riscos que podem ser encontrados em situações cotidianas. “Geralmente o brasileiro espera ficar doente para poder correr atrás de informação de saúde e, na verdade, tem que ser ao contrário, tem que ter informação para poder se prevenir”, pontuou Wesley Codelette.

A iniciativa da unidade de saúde agradou os acompanhantes, como José Venício Silva, que destacou que esses momentos podem também beneficiar os pacientes internos. “Prevenir é a melhor solução. A gente sabe que o termo é ‘doenças sexualmente transmissíveis’, mas que elas também podem ser passadas por outras formas de contato. Então, acho essa palestra muito importante, para nós e para o paciente”, ressaltou.

Já a estudante de nutrição e estagiária do hospital, Nathália Barbosa, salientou que a prevenção começa em casa e que, tendo esse conhecimento, as pessoas podem tomar as providências necessárias. “Discutir a questão das doenças sexualmente transmissíveis é importante, porque sabemos que muitas pessoas têm receio de conversar sobre isso e nessas palestras elas podem tirar suas dúvidas”, comentou.

O evento foi promovido visando conscientizar o público e levantar o debate sobre o Dezembro Vermelho, campanha que tem como foco ampliar o processo de prevenção das DSTs, especialmente do HIV, de proteção, promoção dos direitos e da assistência aos portadores dessas patologias.

Secom PB

Recomendado pelo Google: