header top bar

section content

Deputado e secretário de Sousa viajam a Brasília e garantem visita de equipe do Governo Federal à cidade

Eles foram recebidos pela gerente de Programas da SEPPIR, Desiree Tozi, e pela técnica do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Por

12/12/2015 às 17h00

Deputado e secretário de Sousa viajam a Brasília

O deputado federal Marcondes Gadelha (PSC) e o secretário de Assistência Social do município de Sousa, Lafayette Gadelha, participaram nesta sexta-feira (11), de uma audiência na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), em Brasília. Na pauta, a busca por políticas públicas federais e apresentação das propostas para revitalização do Centro Calon de Desenvolvimento Integral de Sousa – PB (CCDI).

Eles foram recebidos pela gerente de Programas da SEPPIR, Desiree Tozi, e pela técnica do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, Maria Helena. “Saímos com a confirmação de duas ações que vão atender às demandas imediatas da comunidade cigana, além da apresentação de propostas a médio e a longo prazo de revitalização do Centro Calon”, assegura Marcondes Gadelha.

Ficou acordado durante a reunião o agendamento da visita de gestores e técnicos da SEPPIR, do MDS e do Ministério da Saúde ao município de Sousa no dia 26 de janeiro para se reunirem com a comunidade cigana. Também pontuaram a instalação da Comissão Intersetorial Municipal, cujo principal objetivo é o de elaborar um plano territorial geográfico para que seja ofertadas melhores politicas públicas para os ciganos e elaboração de um cadastro único.

“Foi uma conquista o agendamento da equipe dos principais Ministérios que tratam das politicas públicas voltadas à comunidade cigana. Serão apresentadas propostas e iremos, em conjunto, definir as prioridades. Além disso, essa comissão que a prefeitura ficará responsável em formar vai agilizar o cadastramento único dessas famílias para que elas possam participar dos diversos programas sociais federais, dentre eles o Bolsa Familia.

O deputado paraibano explica o benefício deste cadastro único. “Sabemos que o número de famílias ciganas é bem maior do que o atual apresentado e, com esse trabalho de cadastrar todas as famílias, o Governo Federal poderá elaborar políticas públicas que de fato atendam às demandas da comunidade”, disse Marcondes Gadelha.

Também foi apresentada na reunião a proposta de viabilidade da instalação de um Centro de Referência e Assistência Social – CRAS dentro do CCDI. “O CRAS que hoje é geograficamente de referência da comunidade cigana oferecerá serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, que são as oficinas, os grupos e cursos voltados para as áreas artísticas, lúdicas, esportivas e culturais”, explica Lafayette.

Da Assessoria

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe os organizadores do 1º Eco pedal e o garoto prodígio do futebol Luiz Felipe