header top bar

section content

Ricardo Coutinho e mais 15 governadores se declaram contra impeachment de Dilma

Oficialmente, assessoria diz que tema central do encontro é microcefalia. Presidente também reuniu grupo menor para discutir impeachment.

Por

09/12/2015 às 06h17

Dilma Rousseff durante reunião com governadores no Palácio (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A presidente Dilma Rousseff se reúne nesta terça-feira (8), na Sala Suprema do Palácio do Planalto, com governadores de diversos estados. Segundo a assessoria da Presidência, o tema central do encontro é o surto de microcefalia, principalmente em estados do Nordeste. Antes da reunião com todos os governadores, Dilma se reuniu com 15 deles para discutir o processo de impeachment.
 
O que diz o pedido
Participaram desse encontro prévio Rui Costa (PT-BA), Renan Filho (PMDB-AL), Paulo Câmara (PSB-PE), Flávio Dino (PC do B-MA), Camilo Santana (PT-CE), Ricardo Coutinho (PSB-PB), Robinson Faria (PSD-RN) e Jackson Barreto (PMDB-SE), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ), Suely Campos (PP-RR), Waldez Góes (PDT-AP),Raimundo Colombo (PSD-SC) e as governadoras em exercício do Acre, Nazareth Araújo, e do Piauí, Margarete Coelho.

O encontro da presidente com os governadores ocorre uma semana após o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acolher pedido de impeachment da petista e um dia após o vice-presidente Michel Temer enviar a Dilma carta na qual diz que ela não confia nele nem no PMDB, partido do qual ele é presidente.

Desde a semana passada, Dilma e seus conselheiros políticos passaram a montar estratégia para conseguir barrar o impeachment no Congresso Nacional. Ela, por exemplo, já se encontrou com juristas, chamou ao Planalto 23 dos 31 ministros para uma reunião e tem participado de eventos públicos nos quais diz que não há base jurídica para o processo.

Após o processo de impeachment ser iniciado na Câmara, o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, informou que haveria o encontro entre a presidente e governadores contrários à decisão de Eduardo Cunha e afirmou que o governo se prepara para o "embate político que está começando".

No início da tarde desta terça, Wagner se reuniu, segundo a Casa Civil, no Palácio do Planalto, com os governadores dos nove estados do Nordeste para discutir, entre outros assuntos, “a pauta política do país.”

Microcefalia
A reunião entre a presidente e os governadores ocorre também em meio a um surto de microcefalia no Nordeste. A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. Em razão das diversas crianças que nasceram com a doença, o governo federal criou uma força-tarefa integrada por 17 ministérios para tentar conter o avanço dos casos.

Nesta segunda, durante discurso na Conferência Nacional de Assistência Social, Dilma disse que a população é “essencial” na luta contra o zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, que é apontado como o causador do surto de microcefalia.

“Peço a vocês que participem da conscientização das pessoas porque não é possível deixar água parada porque aumenta a contaminação”, disse a presidente no evento.

Do G1PB

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!