header top bar

section content

Diário do Sertão mostra vida dos catadores de lixo; menino trabalha desde cinco anos

O momento mais esperado pelos catadores é quando os caminhões da Prefeitura chegam ao lixão para despejar os entulhos

Por

18/06/2014 às 11h00

Menino procurando comida no lixão de Sousa (Foto: Diário do Sertão)

O dia começa cedo para dezenas de catadores de lixo no depósito que fica localizado próximo à BR 230 no município de Sousa, sertão da Paraíba. A reportagem exclusiva do portal Diário do Sertão constatou que o lixão é a fonte de renda para homens, mulheres e até mesmo crianças que trabalham cerca de oito horas por dia.

No lixão, os catadores encontram plástico, papelão, ferro, vidro, cobre, alumínio entre outros materiais que são vendidos, e o dinheiro na maioria dos casos é usado para comprar a comida da família. Em alguns casos, eles encontram também alimentos como carne, frutas e verduras.

O momento mais esperado pelos catadores é quando os caminhões da Prefeitura chegam ao lixão para despejar os entulhos. Todos ficam reunidos à espera do veículo, até que a comporta por onde o lixo sai é aberta. Nesse momento, todos se apressam para coletar a maior quantidade possível de produtos recicláveis, que são vendidos geralmente nos finais de semana.

 

Algumas pessoas já exercem a atividade há bastante tempo. Um menino de 15 anos revelou que desde os cinco anos de idade começou a trabalhar no lixão ao lado da mãe. “Comecei a trabalhar no lixão aos cinco anos de idade. durante a tarde eu vou à escola, mas pela manhã fico no lixão, trabalhando em busca de alimento para levar para minha mãe e meus irmãos”, falou o garoto.

Os catadores Francisco José da Silva, e Eliomar Florentino trabalham juntos no lixão há mais de 20 anos, e segundo eles essa é a única forma de garantir o alimento para a família. Com a venda dos materiais encontrados no lixão, cada um deles revelou que consegue apurar em média R$ 300 por mês.

 

As pessoas trabalham incansavelmente, e enquanto o sol estiver iluminando, elas estarão em busca de comida, lutando pela sobrevivência.

Doações
O secretário de comunicação da Prefeitura de Sousa, Augusto Vieira, disse que o Prefeito André Gadelha (PMDB) realiza a entrega de cestas básicas todo mês para os catadores de lixo. A Prefeitura também distribuiu botas para todos os trabalhadores.

Assista a reportagem da TV Diário do Sertão sobre o lixão!

?DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: