header top bar

section content

Cajazeiras poderá perder hospital de R$ 2 bi, além de ficar sem médico no HUJB. Confira!

Mônica lembrou que a responsabilidade da prefeitura em manter os profissionais de saúde acaba no dia 27 de janeiro.

Por

23/12/2013 às 18h15

A diretora geral do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), Mônica Paulino demonstrou muita preocupação ao relatar atual situação da unidade de Saúde cajazeirense.

Mônica lembrou que a responsabilidade da prefeitura em manter os profissionais de saúde acaba no próximo dia 27 de janeiro de 2014, porém, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) não fez a adesão a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que é responsável pela contratação dos profissionais.

Segundo a diretora, a situação de Cajazeiras não foi solucionada porque o Conselho Deliberativo do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), de Campina Grande não aceitou aderir à empresa. “O impasse foi gerado desde o ano de 2012”.

Ela explicou que o reitor da UFCG, Edilson Amorim tentou resolver o problema nessa sexta-feira (20), mas a reunião foi cancelada pela total impossibilidade de qualquer discussão, pois houve invasão dos manifestantes contrários, liderada pela ADUFCG (Associação dos docentes da Universidade Federal de Campina Grande) e pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes).

Perdas
Mônica revelou que há risco de quebra na continuidade dos serviços prestados pelo HUJB, pois em fevereiro poderá estar sem profissionais para realizar os atendimentos à população.

A diretora disse ainda, que a cidade de Cajazeiras poderá perder a construção do novo hospital de 200 leitos, de média e alta complexidade, que foi contemplada dentro do programa “Mais Médicos”, prevista para iniciar em 2014, já que o planejamento e coordenação destas obras estão também a cargo da Ebseh.

Responsabilidade
Mônica lembrou ainda, que o HUJB pertence oficialmente a universidade, e ressaltou a importância dos dois hospitais para consolidação dos cursos na área de saúde em Cajazeiras, além de fortalecer a rede de atendimento.

Veja também: Exclusivo: Município de Cajazeiras ganhará mais um Hospital Universitário. Veja vídeo!

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: