header top bar

section content

Ex-atacante de grande time come carne suína mal cozida e está em coma há uma semana

Ídolo rubro-negro tem uma infecção do sistema nervoso central provocado pela forma larvária da Taenia solium

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

12/02/2016 às 13h43 • atualizado em 14/02/2016 às 15h49

Ex-jogador Leonardo é o terceiro maior artilheiro da história do Sport (Foto: LeiaJáImagens/Arquivo)

Completando uma semana da internação do atacante Leonardo no Hospital da Restauração, a médica responsável pelo setor de UTI da instituição, Fátima Buarque, concedeu uma entrevista para explanar sobre o atual quadro do ex-atleta. Diagnosticado com uma neurocisticercose, infecção do sistema nervoso central pela forma larvária da Taenia solium, ele ainda está em coma, e agora não mais induzido por medicamentos. Não há nenhuma evolução em seu quadro e a situação é considerada grave.

O problema, segundo a médica, surgiu devido a ingestão de carne de porco mal cozida com a presença do germe cisticerco, que entrou na sua corrente sanguínea. Buarque informou que não é possível precisar quando o alimento foi consumido, podendo ter sido feito meses antes da internação. Desde outubro do ano passado Leonardo vem apresentando um quadro de convulsões e estava recebendo as medicações necessárias. Ele foi levado ao HR após apresentar um quadro febril no dia 3, e lá sua situação se agravou. No dia 6 o ex-atacante perdeu a consciência.

O risco de morte ainda não é considerado alto pela responsável por cuidar do ídolo rubro-negro, mas o aparecimento de sequelas não está descartado. Sendo tratado por antibióticos na tentativa de diminuir a inflamação no cérebro, a sedação foi retirada desde esta quinta-feira (11). Foram feitos exames, onde não foi detectada nenhuma evolução e a equipe deverá esperar mais 12 horas para avaliar quais os novos procedimentos irá tomar. “Ele foi para UTI no dia 9 e até ontem continuava com evolução insatisfatória. Suspendemos a sedação para ver como e que ele respondia. Ele não respondeu bem e hoje se encontra em coma avançado”, comentou a doutora Fátima Albuquerque.

No momento uma intervenção cirúrgica está descartada, e Leonardo deve seguir sendo tratado por medicamentos. A médica confirmou que o Sport vem dando o apoio necessário para a recuperação e sua internação no HR foi de decisão do clube e dos familiares.

Leia Já

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan