header top bar

section content

Ex-atacante de grande time come carne suína mal cozida e está em coma há uma semana

Ídolo rubro-negro tem uma infecção do sistema nervoso central provocado pela forma larvária da Taenia solium

Por Campelo Sousa

12/02/2016 às 13h43 • atualizado em 14/02/2016 às 15h49

Ex-jogador Leonardo é o terceiro maior artilheiro da história do Sport (Foto: LeiaJáImagens/Arquivo)

Completando uma semana da internação do atacante Leonardo no Hospital da Restauração, a médica responsável pelo setor de UTI da instituição, Fátima Buarque, concedeu uma entrevista para explanar sobre o atual quadro do ex-atleta. Diagnosticado com uma neurocisticercose, infecção do sistema nervoso central pela forma larvária da Taenia solium, ele ainda está em coma, e agora não mais induzido por medicamentos. Não há nenhuma evolução em seu quadro e a situação é considerada grave.

O problema, segundo a médica, surgiu devido a ingestão de carne de porco mal cozida com a presença do germe cisticerco, que entrou na sua corrente sanguínea. Buarque informou que não é possível precisar quando o alimento foi consumido, podendo ter sido feito meses antes da internação. Desde outubro do ano passado Leonardo vem apresentando um quadro de convulsões e estava recebendo as medicações necessárias. Ele foi levado ao HR após apresentar um quadro febril no dia 3, e lá sua situação se agravou. No dia 6 o ex-atacante perdeu a consciência.

O risco de morte ainda não é considerado alto pela responsável por cuidar do ídolo rubro-negro, mas o aparecimento de sequelas não está descartado. Sendo tratado por antibióticos na tentativa de diminuir a inflamação no cérebro, a sedação foi retirada desde esta quinta-feira (11). Foram feitos exames, onde não foi detectada nenhuma evolução e a equipe deverá esperar mais 12 horas para avaliar quais os novos procedimentos irá tomar. “Ele foi para UTI no dia 9 e até ontem continuava com evolução insatisfatória. Suspendemos a sedação para ver como e que ele respondia. Ele não respondeu bem e hoje se encontra em coma avançado”, comentou a doutora Fátima Albuquerque.

No momento uma intervenção cirúrgica está descartada, e Leonardo deve seguir sendo tratado por medicamentos. A médica confirmou que o Sport vem dando o apoio necessário para a recuperação e sua internação no HR foi de decisão do clube e dos familiares.

Leia Já

Recomendado pelo Google: