header top bar

section content

Lula admite voltar à disputa presidencial em 2014

Pela primeira vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a porta aberta para uma eventual candidatura sua às eleições presidenciais de 2014. Questionado em Ancara, na Turquia, se seria candidato a um terceiro mandato daqui a cinco anos, respondeu de forma enérgica: "Isso não seria um terceiro mandato. Isso está na Constituição", declarou. […]

Por

23/05/2009 às 18h39

Pela primeira vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a porta aberta para uma eventual candidatura sua às eleições presidenciais de 2014. Questionado em Ancara, na Turquia, se seria candidato a um terceiro mandato daqui a cinco anos, respondeu de forma enérgica: "Isso não seria um terceiro mandato. Isso está na Constituição", declarou.

Lula optou por dar sinais contraditórios sobre seu futuro político. "Veja, eu não sei o que vai acontecer em 2010. Como é que vocês querem que eu saiba o que vai ocorrer em 2014? A única coisa que eu quero para 2014 é a Copa do Mundo, o que já está garantido", disse. "O que vai ocorrer na política, só Deus sabe."

Durante sua viagem que terminou ontem pela Arábia Saudita, China e Turquia, Lula reiterou que a partir de 2011 não estará no governo. Na conversa com os jornalistas, reforçou essa ideia: "Desde 1978, estou prometendo para a dona Marisa ficar em casa", brincou. "Quando terminei meu primeiro mandato na presidência do sindicato (dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo), falei que ficaria em casa. Mas depois eu fundei o PT e nunca voltei. Agora é a chance de voltar para casa e cuidar da vida, da família."

Um repórter comentou que Lula ainda estaria jovem para pensar em ficar apenas em casa, cuidando da família. "Por isso mesmo, quando eu estiver velho, ninguém vai me querer", respondeu o presidente.

Petistas admitem que o projeto de Lula, segundo reportagem do Estado publicada na edição de anteontem, é reconquistar o poder em 2014 "nos braços do povo", e não partir para a briga por um terceiro mandato. Mesmo tendo desistido de emprestar apoio ao fim da reeleição e à ampliação do mandato para cinco anos, Lula sabe que, se conseguir deixar a herança no Palácio do Planalto para a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, em 2010, não haverá nenhum empecilho para sua nova candidatura lá na frente.

Fonte:Estadão

Tags:
Recomendado pelo Google: