header top bar

section content

Populações de Bom Jesus e Santa Helena podem estar consumindo água poluída

A população de Bom Jesus pode estar bebendo água de péssima qualidade, animais mortos a exemplo de cachorro, entulhos de construções, e até uma vaca em inicio de putrefação já foi vista no leito do rio que deságua no açude lagoa do arroz, que fornece água também a cidade de Santa Helena. De acordo com […]

Por

06/04/2009 às 14h28

A população de Bom Jesus pode estar bebendo água de péssima qualidade, animais mortos a exemplo de cachorro, entulhos de construções, e até uma vaca em inicio de putrefação já foi vista no leito do rio que deságua no açude lagoa do arroz, que fornece água também a cidade de Santa Helena.

De acordo com denuncias, alguns fazendeiros estavam jogando os animais mortos, no leito do rio para que as enxurradas possam levá-los para longe, nossa equipe esteve no na ultima sexta-feira acompanhando os Vereadores do PT, Titulíbio Dias de Bom Jesus e Wanderlei Marques presidente do legislativo de Cachoeira, que foram pessoalmente ver esta situação, o Presidente da Câmara de Bom Jesus Jocerlan mesmo não podendo está presente, foi o grande mentor desta visita ao lado do companheiro Cachoeirense.

O cenário é realmente preocupante, visto que além de tudo isso, canais que recebem esgoto estão desaguando no rio São José e segundo o vereador Wanderlei, há indícios de que fossas sépticas estariam de forma clandestinas aumentando a poluição. Fomos ainda até uma espécie de filtro que seria par fazer o tratamento do esgoto, porém o que presenciamos é uma questão de causar pânico, o material mais pesado, ou seja, a parte mais grossa dos detritos é filtrada, mas água que vem junto com este esgoto cai 24 horas por dia todos os 365 dias do ano, no principal afluente do açude da Serragem.

Nossa equipe e os parlamentares, ainda presenciam uma cena lamentável, um bueiro corre a céu aberto logo na entrada da sede a menos de sem metros do hospital da cidade de Cachoeira dos Índios onde a fedentina é insuportável.

As representações parlamentares das duas cidades poderão nos próximos dias realizar uma sessão conjunta, envolvendo as Câmaras de Bom Jesus, Santa Helena e Cachoeira onde o evento seria realizado, pelo fato da cidade ser berço do problema, a idéia foi de nossa equipe de reportagem e logo ganhou a simpatia dos edis.

Na cidade de Bom Jesus o clima é de apreensão, por parte da população que vive com medo de um surto, de hepatite ou mesmo cólera entre outras. Aquela pequenina cidade desperta a atenção pelo auto índice de casos de câncer, e segundo alguns consumidores isto pode está relacionado ao uso de produtos químicos no tratamento deste filtro em Cachoeira dos índios, apesar do escritório regional da Cagepa, negar à existência de qualquer coliforme fecais ou outros fatores prejudiciais a saúde dos consumidores, a população vive em constante temor com estas noticias.

JOHTA.R
Da redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: