header top bar

section content

José Sarney diz que apóia a implantação da Zona Franca do Semi-Árido

O projeto de implantação da Zona Franca do Semi-Árido(ZFS) contemplará oito Estados do Nordeste

Por

12/02/2009 às 16h32

O Presidente do Senado, José Sarney(PMDB), garantiu hoje ao Presidente da União Brasileira de Municípios(UBAM), Leonardo Santana, que apoiará a instalação da Zona Franca do Semi-Árido, proposta pela entidade, e garantiu que sempre teve vontade de ver esse projeto em pleno funcionamento, por se tratar, segundo ele, de um mecanismo econômico que poderá proporcionar a redenção da Região Nordeste.

O projeto de implantação da Zona Franca do Semi-Árido(ZFS) contemplará oito Estados do Nordeste, com pólos industriais interligados por linhas férreas para escoamento da produção, formando uma zona franca, obtendo todos os incentivos fiscais durante 10 anos.

Para entrar em funcionamento é preciso a apresentação de uma emenda à reforma tributária, iniciativa já tomada pelo Deputado Wilson Santiago(PMDB-PB) que também apóia o projeto.

A ZFS será composta de pólos econômicos divididos em atividades: comercial, industrial e agropecuária. A industrial será a base de sustentação da ZFS e possuirá mais de 100 indústrias de alta tecnologia gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos. O Pólo Agropecuário abrigará projetos voltados às atividades de produção de alimentos, agroindústria, piscicultura, turismo, entre outras. Será um conjunto de distritos industriais que oferecerão, para as empresas que neles se instalarem todas as vantagens tributárias, cambiais e administrativas, além de outros benefícios que certamente serão oferecidos pelo governo federal. A idéia é oferecer mecanismos para o desenvolvimento do Semi-Árido, considerado uma das regiões mais pobres do país.

O presidente da UBAM garantiu que assim que a Zona Franca for, efetivamente, instalada, Municípios pequenos receberão uma grande parcela de desenvolvimento, melhorando a qualidade de vida da população, com geração de emprego e renda.o nas principais culturas.

Da Redação do Diário do Sertão
Com Paraíba.com.br

Tags:
Recomendado pelo Google: