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Oi determina fim de multa por rescisão de contrato ou mudança de planos

A Oi não está mais cobrando multa dos clientes que quiserem deixar a operadora ou mudar de plano pós-pago

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30/01/2009 às 00h24

A empresa de telefonia Oi não está mais cobrando multa dos clientes que quiserem deixar a operadora ou mudar de plano pós-pago. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, a estratégia é garantir maior liberdade de escolha para os clientes e ressaltar os benefícios dos seus serviços.

A portabilidade numérica, que entrou em vigor em setembro do ano passado e permite que os usuários de telefonia fixa e móvel troquem de operadora sem mudar o número do telefone, foi um estímulo para que a Oi determinasse o fim da multa. A empresa entende que, com o fim do bloqueio de aparelhos, a portabilidade numérica e a extinção da multa, o usuário tem mais liberdade para escolher a melhor prestadora de serviços.

A possibilidade de perder receita com a medida não assusta a empresa, já que o pagamento de multas rescisórias não é significativo no orçamento. A expectativa da operadora é aumentar o número de clientes, assim como aconteceu na ação do fim do desbloqueio.

Segundo o diretor de mercado da Oi, João Silveira, o objetivo é dar liberdade para os clientes da operadora. “Queremos que o nosso cliente – seja ele novo ou atual – permaneça na Oi porque gosta do serviço e não porque está preso à companhia por uma multa. Estamos ousando, atendendo mais uma vez uma demanda do próprio consumidor”, disse.

A determinação só vale para as regiões nas quais a Oi já atuava antes da compra da Brasil Telecom. Isso inclui os estados de São Paulo, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe. Posteriormente, a estratégia também deverá ser adotada na região 2, que inclui os outros dez estados.

A Oi já tinha sido pioneira ao estabelecer a venda de aparelhos desbloqueados em 2007, antes do novo regulamento do Serviço Móvel Pessoal (SMP) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que garantiu o desbloqueio gratuito de aparelhos.

Da Redação com Agência Brasil

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