header top bar

section content

SESC-LER da Paraíba encerra hoje curso na Estância Termal Brejo das Freiras

O SESC-LER Paraíba vem realizado na Estância Termal de Brejo das Freiras o curso “A África também está no sertão paraibano”

Por

30/01/2009 às 01h46

O SESC-LER Paraíba vem realizado na Estância Termal de Brejo das Freiras o curso “A África também está no sertão paraibano”, ministrado pela Prfª Janete Lins Rodriguez. O curso será concluido hoje , o grande objetivo é a preparação dos professores do SESC para o cumprimento da Lei Nº 11. 645 de 10 de março de 2008, que no artigo 1º, modifica o artigo 26-A da Lei Nº 9.394 de dezembro de 1996, que Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Define o referido artigo a obrigatoriedade nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados o estudo da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena.

Dirigido pela atuante e competente Professora kerzia Cortéz da Silva, coordenadora do SESC-LER na Paraíba, participam do curso professores do SESC das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.

Aposentada da UFPB e atual professora da Universidade Estadual da Paraíba, Janete Lins Rodriguez, ao ministrar o curso em referência dá continuidade a um trabalho que merece os maiores elogios, levando em conta que durante dois anos de intensa pesquisa em companhia dos professores Roberto Benjamim, Josilane do Nascimento Aires e Maria Carmelita Lacerda produziram a coleção “A ÁFRICA ESTÁ EM NÓS”, editada pela Editora Grafset Ltda., valioso material didático sobre a história da África, dos africanos e dos afrodescendentes, mais especificamente sobre a marcante influência do homem africano na formação da sociedade brasileira. Desta forma contribuindo concretamente com a formação dos docentes, e ainda, facilitando a disponibilidade da literatura necessária ao cumprimento da Lei Nº 11.645, habilitando-os para ministrarem aulas compatíveis com um Brasil pluriétnico.
De parabéns o SESC Paraíba pelo projeto, de parabéns a professora Janete Lins Rodriguez e seus colegas pela expressiva contribuição à docência da Paraíba e do Brasil.

Registra-se ainda que durante o curso a Professora Jenete Rodriguez fez o lançamento do seu livro GEOGRAFIA – PARAÍBA, destinado ao 4º ano de Ensino Fundamental e que integra uma coleção de seis livros, denominada Fazendo e Aprendendo, editada pela Editora Grafset Ltda., Toda a coleção foi escrita em co-autoria com a cajazeirense Valdenora da Silva Maciel, bem conhecida e atuante educadora na cidade de Padre Rolim, Cajazeiras.

Da Redação com Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: