header top bar

section content

Em rede social, Temer já fala como presidente e garante que manterá Bolsa Família

Vice-presidente afirma que Lava-Jato presta serviços importantes ao país e defende unificação e pacificação dos brasileiros

Por Campelo Sousa

16/04/2016 às 13h44

O vice de Dilma usou as redes sociais para ficar próximo aos eleitores (Foto: Reuters)

O vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou por meio da rede social Twitter ser “mentira rasteira” a acusação de que acabaria com o programa Bolsa Família. Ele fez ainda elogios à Operação Lava-Jato e defendeu a unificação e pacificação. As mensagens de Temer nas redes sociais foram feitas um dia depois da divulgação de vídeos da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que denunciam usurpação de poder e classificam o impeachment como “aventura golpista”.

Temer chegou a Brasília no fim da manhã deste sábado e está, no início desta tarde, no Palácio do Jaburu, recebendo aliados e parlamentares. O ex-ministro da Aviação Civil Eliseu Padilha e o senador Romero Jucá (PMDB-RR), também presidente do PMDB, são alguns dos políticos que estão com Temer. Inicialmente, o vice-presidente permaneceria em São Paulo no fim de semana, mas o PMDB resolveu reforçar as negociações após a ofensiva do governo, que conseguiu reverter alguns votos de deputados antes favoráveis ao impeachment.

As publicações do vice-presidente aconteceram entre as 7h30 e 7h43 deste sábado, enquanto a Câmara ainda discutia o impeachment na sessão iniciada às 8h55 de sexta-feira, completando mais de 24 horas de falas dos deputados.

Temer ainda usou a rede para elogiar a Operação Lava-Jato, dizendo reconhecer os “serviços importantes” prestados pela Polícia Federal. Afirmou que, como jurista, sabe o papel fundamenta da Justiça e do Ministério Público.

O vice-presidente voltou a usar o argumento de que em defende a pacificação do país, através da união. O mesmo discusso foi utilizado por ele no jantar com cerca de 85 deputados promovido pelo deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) na quinta-feira. No encontro, Temer foi aclamado pelos parlamentares como virtual presidente da República, num ato encarado como um beija mão.

Deputados que estiveram no jantar para o vice-presidente se explicavam, negando que o convescote tivesse qualquer componente de conspiração contra o governo.

– Não era nenhuma conspiração, era um trabalho de reconhecimento – disse um parlamentar.

Após o encontro, Temer viajou para São Paulo no fim da tarde desta sexta-feira com a previsão de voltar a Brasília somente segunda ou terça-feira, com o aviso aos correligionários peemedebistas que, “se necessário”, para que o chamassem.

A manifestação de Temer já prometendo manter os programas sociais em um eventual governo dele gerou críticas dos partidários de Dilma Rousseff. Também pelo Twitter, o deputado federal Paulo Pimenta questionou a postura do peemedebista.

Nesta sexta-feira, a presidente Dilma gravou um vídeo para ser veiculado em cadeia nacional de rádio e TV, mas o governo recuou e cancelou a divulgação depois que o partido Solidariedade entrou com uma ação na Justiça Federal. O vídeo foi divulgado na página da internet do Partido dos Trabalhadores. Na gravação, Dilma afirmou que “os golpistas querem usurpar o poder” e “revogar direitos e cortar programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida”.

O Globo

Recomendado pelo Google: