header top bar

section content

Nas redes sociais, apoio ao impeachment diminui no Nordeste

Monitoramento realizado pela empresa de big data Hekima analisou mais de 600.000 postagens nesta semana

Por Campelo Sousa

17/04/2016 às 14h45

Também nas redes sociais, o apoio ao impeachment da presidente Dilma supera o desejo de que a presidente continue no cargo. Mais: monitoramento realizado nesta semana que coletou mais de 620.000 mensagens no Twitter o no Facebook revela que o apoio declarado ao afastamento da petista é relativamente maior nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do que no Nordeste e Norte – repetindo em certa medida os pesos da eleição de 2014. Ainda assim, o apoio ao impeachment supera sua rejeição em todo o país.

Das 620.040 mensagens coletadas entre segunda e quinta-feira, 598.555 foram consideradas válidas para classificação pelo monitoramento da empresa de big data Hekima. Assim, essas postagens puderam ser divididas de acordo com a posição que expressaram em relação ao impeachment: favoráveis, neutras ou contrárias. A divisão encontrada foi, respectivamente: 37,8% (226.269 mensagens), 35,4% (212.099) e 26,8% (160.187). No monitoramento, 145.272 postagens informavam a localização de seus autores. Pouco mais de 96.000 permitiam simultaneamente a localização geográficas e a posição sobre o impeachment.

O monitoramento analisou também o conteúdo das 20 postagens mais compartilhadas por usuários que demonstraram uma posição clara sobre o impeachment. Entre as favoráveis à saída de Dilma, lideraram posts cobrando os deputados a favor do impedimento e conteúdos jornalísticos. Entre os usuários que expressaram posição neutra, os posts líderes de compartilhamento também era informativos e /ou jornalísticos.

Finalmente, entre os críticos ao impeachment, os posts mais compartilhados foram os publicados por não petistas que atacavam o impedimento, aqueles que classificavam o atual processo contra Dilma como “golpe” e os que apontavam que os deputados que “julgarão” são alvo de suspeitas de mal-feitos.

Posicionamento por estado (Foto: (VEJA.com/VEJA))

Para o monitoramento, foram coletadas mensagens contendo os seguintes termos:

? política juntamente com brasil ou brasileira ou nacional
? crise juntamente com brasil ou brasileira ou nacional
? politicos juntamente com brasileiros ou brasil ou nacionais ou congresso nacional ou brasília
? partido político
? partido juntamente com deputado federal ou senador ou deputado federal
? impeachment ou impitiman ou impitima ou impichman ou impeachmant ou impedimento de dilma
A análise de sentimento das postagens obedeceu a métodos manuais e também automáticos (machine learning).

Veja

Recomendado pelo Google: