header top bar

section content

Primeiro lote do IR sai hoje: Veja se você vai receber a restituição no dia 16

Consulta ao primeiro lote foi liberada na manhã de hoje (8). São 1,6 milhão de favorecidos

Por Campelo Sousa

08/06/2016 às 09h59

Receita liberou a consulta do primeiro lote de restituição (Foto: Arte/R7)

A Receita Federal acaba de liberar a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda. Estão no lote também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2015. O crédito  para 1.612.930 contribuintes será realizado no dia 15 de junho. O pagamento é feito na conta que o contribuinte incluiu na declaração.

Clique aqui e confira se a sua declaração entrou no primeiro lote de restituição.

Tiveram prioridade idosos e pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave. A consulta poderá ser feita pelo site da Receita, com o número do CPF do contribuinte. Também é possível checar por meio do serviço e-CAC, se a declaração ficou retida na malha fina ou se existe qualquer pendência.

Os contribuintes ainda têm a opção de consultar a situação da declaração pelos aplicativos da Receita para tablets e smartphones.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

O valor a ser restituído pela Receita Federal é corrigido mensalmente com base na taxa Selic. Este ano, serão sete lotes:o segundo no dia 15 de julho, o terceiro no dia 15 de agosto, o quarto no dia 15 de setembro, o quinto no dia 17 de outubro, o sexto no 16 de novembro e o último no dia 15 de dezembro.

Este ano, a Receita recebeu 27,9 milhões de declarações até o dia 30 de abril, quando terminou o prazo para entrega sem multa.

R7

Recomendado pelo Google: