header top bar

section content

Técnico de enfermagem morre esfaqueado por paciente do CAPS enquanto aplicava medicação

Vítima atendia quando foi golpeada por homem com problemas psiquiátricos.

Por Campelo Sousa

11/07/2016 às 10h26

Auxiliar de enfermagem atendia pacientes de Caps, em Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)

Um auxiliar de enfermagem, de 28 anos, foi morto por um homem com problemas psiquiátricos.

De acordo com o diretor do sindicato da categoria, Milton Sanches, o profissional foi aplicar medicação em um paciente que passava por tratamento em uma unidade dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), quando foi atingido.

Segundo informações da Polícia Militar, o profissional conhecia o homem, já que realizava o atendimento na casa dele quinzenalmente, mas durante um surto, o paciente se trancou com a vítima em um quarto e a esfaqueou. O suspeito foi encaminhado para o CDP com restrição psiquiátrica, ou seja, vai ficar separado dos outros presos.

O auxiliar de enfermagem chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em estado grave, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

Histórico
A mãe do paciente, Marta Pedro de Oliveira, disse que o filho de 41 anos tem esquizofrenia, doença mental crônica e que tomava uma injeção a cada quinze dias para conter os surtos. Ela também contou que percebeu a resistência do filho e chamou a polícia. “O enfermeiro estava tentando de todo jeito [aplicar o medicamento], não conseguiu e falou que ia embora. Nessa hora ele pegou a faca e atingiu o enfermeiro”, relata.

A mãe e os outros dois profissionais que presenciaram o crime prestaram depoimento. O homem não foi ouvido porque segundo a polícia, não tinha condições de falar.
A Polícia Civil encaminhou ao Fórum um pedido de exame de insanidade mental, já que o acusado se trata de um paciente psiquiátrico. Após uma avaliação, o juiz vai decidir se ele permanece preso, ou se será encaminhado para uma instituição que possa dar continuidade ao tratamento.

Em nota, a Secretaria da Saúde (SES) lamenta o falecimento do auxiliar de enfermagem que atuava no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) “Arte do Encontro”, na Vila Progresso, que infelizmente foi vítima de um paciente de saúde mental, durante visita e atendimento domiciliar..

A SES trata a questão com toda a cautela que esta fatalidade requer, adotando as providências pertinentes ao levantamento de todas as informações sobre este caso pontual, trazendo posteriormente a público, com maior fidedignidade, os demais esclarecimentos necessários.

Também em nota, o Sinsaúde lamenta a morte do técnico de enfermagem do Caps Moriah, de Sorocaba, após ele ser esfaqueado por paciente psiquiátrico.

G1

Recomendado pelo Google: