header top bar

section content

Raimundo Lira defende esforço conjunto do Congresso Nacional para aprofundar a reforma política

Raimundo Lira também reforçou o posicionamento de alguns colegas senadores que elogiaram a iniciativa do presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) de organizar uma reunião entre líderes partidários das duas casas do Congresso

Por Redação Diário

06/10/2016 às 18h53

Senador paraibano, Raimundo Lira

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) se manifestou favorável a um esforço conjunto da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para aprofundar a reforma política. O tema foi trazido à tona pelo presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Raimundo Lira também reforçou o posicionamento de alguns colegas senadores que elogiaram a iniciativa do presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) de organizar uma reunião entre líderes partidários das duas casas do Congresso para discutir pontos de consenso, que poderão ser votados ainda neste ano.

Lira foi relator da Proposta de Emenda à Constituição 113, a chamada PEC da Reforma Política, e defendeu o fim da reeleição para o Executivo, o aprimoramento do financiamento de campanhas, a imposição de um fuso-horário eleitoral único para todo o país, o voto impresso depositado em uma urna lacrada para eventual conferência, o fim das coligações nas eleições proporcionais, dentre outros pontos

A perspectiva é de que o Senado deva votar no dia 9 de novembro a proposta que estabelece o fim das coligações nas eleições proporcionais, cria cláusula de barreira para os partidos e reforça a exigência de fidelidade partidária dos eleitos.

Esta semana, ao fazer um aparte no pronunciamento do senador Otto Alencar (PSD-BA), que cobrou a aprovação de uma ampla reforma política, capaz de moralizar as eleições e conter a proliferação de partidos, Lira voltou a defender não só o fim da reeleição, mas a unificação do pleito.

Ele reafirmou que o instituto da reeleição gera muitos prejuízos ao País. O Brasil, segundo Lira, criou a reeleição, mesmo com 90% dos parlamentares acreditando ser um erro para o País.

Raimundo Lira disse ainda que o Congresso precisa dar uma resposta à sociedade e acabar de vez com o número excessivo de partidos. No seu entendimento, o elevado número de partidos no País tira a eficiência do funcionamento do Congresso Nacional.

Assessoria de Imprensa
Gabinete do Senador Raimundo Lira – PMDB/PB

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!