header top bar

section content

Raimundo Lira comemora decisão que eleva a vaquejada à condição de patrimônio cultural

O parlamentar cajazeirense lembra que foi o primeiro senador a levantar a bandeira a favor da vaquejada como patrimônio cultural imaterial

Por Jocivan Pinheiro

02/11/2016 às 16h00 • atualizado em 02/11/2016 às 16h03

Senador Raimundo Lira no Plenário

Senador Raimundo Lira no Plenário

O Senado Federal aprovou na tarde desta terça-feira (01) o Projeto de Lei que restabelece a Vaquejada em todo o país. A matéria segue agora para a sanção do presidente da República, Michel Temer.

Os senadores aprovaram o PLC 24/2016, de autoria do deputado Capitão Augusto (PR-SP), que eleva a Vaquejada e o Rodeio à condição de manifestações da cultura nacional e patrimônio cultural imaterial.

No Senado, houve também projetos de iniciativa dos senadores restabelecendo a Vaquejada. O primeiro a apresentar um projeto versando sobre a matéria foi o Senador Raimundo Lira (PMDB-PB).

“É uma vitória maravilhosa porque eu tive a oportunidade de ser o primeiro Senador a levantar essa bandeira. Apresentei um projeto, que estava tramitando com muita rapidez, mas negociamos com o presidente do Senado, Renan Calheiros, no sentido de a gente aprovar esse projeto da Câmara e já ir direto para a sanção presidencial”, afirmou o parlamentar.

Ele comemorou a votação do Projeto, uma vez que, com o fim da Vaquejada, haveria desemprego em massa na região nordestina.

“Era um prejuízo muito grande para o nosso povo, para a cultura do Nordeste, já que ia tirar 700 mil empregos diretos se prevalecesse a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Portanto, nós nordestinos, nós paraibanos, estamos de parabéns, porque uma lei federal agora restabelece, de forma definitiva, a Vaquejada no Nordeste brasileiro. É um bem cultural e, sem dúvida nenhuma, mantém mais de 700 mil empregos. Com certeza, agora regulamentada, ela vai tomar um novo impulso e vai ser uma atividade mais valorizada, mais forte e mais decisiva para o crescimento econômico e social do nosso Nordeste e da nossa Paraíba”, destacou Raimundo Lira.

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

Recomendado pelo Google: