header top bar

section content

Ministério da Educação aciona AGU para manter data do Enem

Em ação ajuizada nesta quarta, procurador do Ceará pediu suspensão da prova

Por Estagiário

03/11/2016 às 12h00 • atualizado em 03/11/2016 às 10h02

O Ministério da Educação informou, nesta quarta-feira (2), que acionou a Advocacia-Geral da União para impedir uma ação civil pública que pede a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para os próximos dias 5 e 6. As informações são do G1.

Por meio de nota, a pasta afirma que há “grave equívoco na argumentação apresentada pelo procurador do Ceará”, e que “é lamentável qualquer tentativa que venha gerar insegurança e tumultuar um Exame que afeta a vida de 8,6 milhões de estudantes e seus familiares”.

O Ministério Público Federal do Ceará argumenta que o adiamento da prova para 3 e 4 de dezembro para 191 mil estudantes fere o princípio de isonomia do exame. A ação será julgada pela 8ª Vara da Justiça Federal do estado. Caso a Justiça aprove a ação, a suspensão do exame é válida para todo o país. O pedido deve ser julgado até a próxima sexta-feira (4), segundo a Justiça Federal.

Leia abaixo a íntegra da nota do MEC

O MEC/Inep solicitou à Advocacia Geral da União que apresente para a Justiça Federal os fatos que demonstram o grave equívoco na argumentação apresentada pelo procurador do Ceará. Todo ano, o Enem realiza dois tipos de prova e, consequentemente, duas redações. As provas do Enem têm o mesmo princípio da equivalência garantindo igualdade de condições a todos os inscritos. É lamentável qualquer tentativa que venha gerar insegurança e tumultuar um Exame que afeta a vida de 8,6 milhões de estudantes e seus familiares.

Leia nota da AGU sobre o caso

Sobre ação ajuizada com pedido de suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Advocacia-Geral da União informa que atuará judicialmente para defender a regularidade das medidas adotadas pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e na manutenção do calendário de provas.

Notícias ao Minuto

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!