header top bar

section content

Mais escolas ficam de fora na lista do Enem: MEC divulga relação de colégios ocupados e um total de 240mil alunos afetados

MEC divulga relação aumentada de colégios ocupados e amplia o total de alunos afetados para 240 000

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

04/11/2016 às 15h39 • atualizado em 04/11/2016 às 15h41

Estudantes aguardam pelo início das provas do Enem (Foto: Ricardo Matsukawa/VEJA.com)

O Ministério da Educação (MEC) divulgou um novo total –aumentado — de candidatos que terão as provas do Enem adiadas por causa das ocupações de escolas. Agora são, no mínimo, 240.404 pessoas, cerca de 50.000 a mais que o número divulgado no início da semana. Eles farão o exame em 3 e 4 de dezembro. Se houver algum imprevisto, Maria Inês Fini, presidente do Inep, órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio, avisa que ainda pode aumentar a quantidade de candidatos que não farão a prova neste fim de semana.

“Espero que não aconteça, mas se houver algum evento no domingo que obrigue o cancelamento da prova, os candidatos poderão fazer o exame na segunda leva em dezembro”, explicou Fini. Ela também lamentou a coincidência de datas entre os vestibulares regionais e o Enem remarcado. “Lamento muito, mas esses estudantes terão de escolher entre um exame e outro”, disse.

O ministro da pasta, Mendonça Filho, reconheceu que pediu auxílio aos governadores para garantir a segurança, mas disse que a Polícia Militar não estará autorizada a impedir as ocupações. Ele também explicou que o local das provas para quem fizer a segunda rodada, daqui a um mês, ainda não foi definido e que os estudantes serão informados por e-mail e SMS.

Conforme balanço do MEC divulgado no final da manhã desta sexta-feira, são 364 colégios de dezoito estados e Distrito Federal que não poderão ser locais de prova neste fim de semana. Só não foram afetados Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

“A logística de segurança é organizada de forma a termos a garantia de que não haverá vazamentos e de que todos vão se submeter à mesma prova, com as mesmas condições de aplicação”, resumiu o ministro Mendonça Filho.

A data do Enem, mantida para todos os demais 8,6 milhões de candidatos, é este fim de semana, 5 e 6 de novembro.

Veja

PROCESSO DE MIGRAÇÃO

Diretor regional na Paraíba tira todas as dúvidas sobre abertura de novas contas dos servidores estaduais no Bradesco

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Sara Sheyla e Nelson Dantas

A FAVOR DA REFORMA

Empresário diz que Justiça do Trabalho só penalizava os patrões e chama a CLT de ‘excrescência jurídica’

DA REGIÃO DE CAJAZEIRAS

VÍDEO: Do assassinato do pai ao sucesso na política, prefeito conta trajetória de superação no Interview