header top bar

section content

Quem nasceu em janeiro e fevereiro saca FGTS primeiro

Pagamento do saldo das contas inativas começa a partir do dia 13 de março

Por Ana Maria

05/02/2017 às 10h16

Trabalhador poderá usar Cartão Cidadão para sacar dinheiro na Caixa (Foto: Reprodução)

Rio – Os mais de 10 milhões de brasileiros que têm conta inativa do FGTS até dezembro de 2015 vão sacar os recursos, de acordo com a data de nascimento. O calendário oficial da Caixa Econômica Federal será divulgado nos próximos dias, mas segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), fonte do governo Temer informou que o cronograma seguirá o padrão do pagamento do abono do PIS/Pasep.

Os nascidos em janeiro e fevereiro serão os primeiros beneficiados, com saque a partir do dia 13 de março. Pelo calendário que será divulgado pela Caixa, quem nasceu em março e abril receberá em abril, os nascidos em maio e junho começam a receber em maio.

Quem faz aniversário em julho, agosto e setembro poderá sacar a partir de junho e, por fim, os nascidos em outubro, novembro e dezembro vão retirar o dinheiro durante o mês de julho.

“Há muita desinformação sobre como sacar o dinheiro da conta inativa”, adverte Marcos Verlaine, analista político do Diap. A orientação do departamento é que os trabalhadores agilizem a emissão do Cartão Cidadão para facilitar a retirada do dinheiro.

De posse do número do PIS/Pasep, o trabalhador pode ir a uma agência da Caixa ou ligar para 0800 726 0207 e pedir o cartão. Tem direito a fazer a solicitação quem tem contas do FGTS, rendimentos do PIS/Pasep ou esteja recebendo parcelas do seguro-desemprego.

Dados do Conselho Curador do FGTS revelam que existem hoje R$ 30 bilhões depositados em contas inativas, ou seja, cujo último depósito pelo empregados foi feito até 31 de dezembro de 2015. Cálculos do governo apontam que a maior parte das contas tem saldo inferior a um salário mínimo.

A expectativa é de que 70% dos 10 milhões de trabalhadores com direito ao saque procurem a Caixa para acessar os recursos. Desde que foi anunciada a liberação dos recursos, em 22 de dezembro, o aplicativo da Caixa que permite ao trabalhador conferir pelo celular se tem contas inativas do FGTS já foi baixado mais de 2,7 milhões de vezes.

A ferramenta está disponível nas lojas virtuais dos sistemas Android, iOS e Windows Phone e, por meio dela, dá para saber o saldo e os depósitos feitos pela empresa na conta do trabalhador. O acesso pelo site na internet subiu 10 vezes depois do anúncio que o saque será permitido.

– Como acessar

Na Internet

Os trabalhadores podem conferir o extrato de contas ativas e inativas na página na internet do próprio FGTS (www.fgts.gov.br). Para isso, é preciso ter cadastrada uma senha eletrônica, que pode ser criada na página da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br) ou na agência.

Na agência

Quem quiser pode consultar saldo e solicitar uma senha para acesso online no banco. Neste caso, é preciso levar um documento de identificação (carteira de identidade, de habilitação, de trabalho ou certidão civil) e o PIS/Pasep/NIT.

No celular

Há aplicativos do FGTS disponíveis para os sistemas Android e iOS que devem ser baixados gratuitamente pelos usuários. Os contribuintes podem optar por receber informações da conta do FGTS.

Por e-mail

Os trabalhadores podem também escolher receber o extrato por e-mail. Para isso, basta se dirigir a uma agência, ou se tiver cadastro online pode fazer pelo site, e informar a preferência.

O Dia

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan