header top bar

section content

NÃO PODE: Supremo Tribunal Federal pode proibir as vaquejadas em todo o País

Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar este ano uma lei do Estado do Ceará que tipifica a vaquejada como um esporte

Por

14/01/2016 às 10h26

STF pode proibir vaquejada no Brasil

A vaquejada, considerada prática esportiva dos vaqueiros nordestinos, está na berlinda e pode ser proibida no país. É que o Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar este ano uma lei do Estado do Ceará que tipifica a vaquejada como um esporte.

Naquele estado houve manifestações em contrário e, por isso mesmo, apresentaram recurso popular contra a lei. O recurso foi parar no STF. A matéria deve ser analisada ainda no primeiro semestre deste ano.

Nem só de Lava a Jato e impeachment vive o STF, claro, disse o colunista Anselmo Góis. A pauta, este ano, é grande e diversificada. Vai decidir, por exemplo, a obrigatoriedade do governo de fornecer medicamentos não autorizados pela Anvisa ou o uso pelos governadores do dinheiro de depósitos judiciais, que foi a salvação da lavoura para alguns estados.

Ainda de acordo com o jornalista, o STF vai continuar o julgamento de uma lei do Ceará que trata a “vaquejada como prática desportiva e cultural”. Para alguns, é um espetáculo de maus-tratos aos animais. O vaqueiro torce o rabo do bicho até que ele caia com as quatro patas para cima.

Outras pessoas observam a vaquejada como uma tradição secular e defende a prática como esporte nordestino.

Tribuna Hoje

Tags:
DETALHES DO JÚRI

VÍDEO: Secretária revela bastidores do julgamento do caso Érika e diz que houve distinção de tratamento

22 DE AGOSTO

VÍDEO: Prefeitura de Cajazeiras corre para conseguir recapear todas as entradas antes do dia da cidade

"RASGARAM A CONSTITUIÇÃO"

VÍDEO: Para o vice-prefeito de Sousa, Lula é um preso político: “A injustiça dói em qualquer um”

TESTEMUNHO AO VIVO

VÍDEO: Pastor sentenciado a 32 anos de prisão diz que foi visitado por Deus na cadeia e saiu em 30 dias