header top bar

section content

Raimundo Lira recebe Medalha Ulysses Guimarães por defender “promoção da cidadania e fortalecimento da democracia”

Ele recebeu a honraria das mãos do presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB).

Por

17/12/2015 às 15h06

Lira recebe Medalha Ulysses Guimarães

No dia do seu aniversário, o senador Raimundo Lira (PMDB) recebeu a família no Senado Federal, onde foi homenageado com a honrosa Medalha Ulysses Guimarães, por ser um Senador Constituinte que se destacou na promoção da cidadania e do fortalecimento das instituições democráticas. Ele recebeu a honraria das mãos do presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB).
 
O Senado criou a Medalha Ulysses Guimarães em agosto de 2013. Ela leva o nome do presidente da Assembleia Nacional Constituinte e marca os 25 anos da Constituição, sendo concedida a pessoas ou empresas que se destacam na promoção da cidadania e do fortalecimento das instituições democráticas. A criação da medalha foi proposta pelo ex-senador e atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo.
 
Raimundo Lira se mostrou muito agradecido pela honraria, que representa a luta de diversos parlamentares pela elaboração da Constituição de 1988, que contribuiu para a efetiva democratização do país, com a correção de injustiças e a instituição do Estado de Direito, depois de 21 anos de regime militar.
 
Na visão de Lira, que momentos após ter sido agraciado com a honraria recebeu, em seu gabinete, o abraço do seu conterrâneo, senador José Maranhão, a medalha é uma resposta institucional justa da grandeza de Ulysses Guimarães, que seguramente foi um dos vultos mais extraordinários da História Política do Brasil.
 
Também em seu gabinete, Raimundo Lira recebeu o abraço e o carinho da família, dos amigos e membros de seu gabinete, em comemoração ao seu aniversário. A comemoração teve direito a bolo, refrigerante e palavras de reconhecimento pelo trabalho desempenhado durante o ano. Raimundo Lira agradeceu a surpresa, a dedicação da família e dos colaboradores de seu gabinete e disse ter ficado emocionado com o reconhecimento.
 
Medalha – Ulysses Guimarães foi presidente da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição promulgada em 5 de outubro de 1988, um dia antes de seu aniversário. Político e advogado, Ulysses foi o presidente do então Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição que lutou institucionalmente contra o regime militar, transformando-se, com a chegada do pluripartidarismo, no PMDB.
 
Ulysses Guimarães foi deputado federal e teve papel importante na luta contra o regime militar e pela redemocratização do Brasil. Nasceu em São Paulo, em 6 de outubro de 1916, e morreu em acidente de helicóptero no litoral do estado do Rio de Janeiro, em 1992. Por todo esse histórico, ele foi escolhido para dar nome à honraria entregue pelo Senado.
 
Assessoria de Imprensa

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan