header top bar

section content

Lira confirma análise de projeto que usa fontes alternativas de abastecimento de água

Raimundo Lira diz que uma das estratégias para solucionar o problema da crise de abastecimento de água é a elevação da oferta hídrica

Por

28/04/2015 às 16h55

Senador Raimundo Lira

A preocupação com a crise hídrica que atinge o país motivou o vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal – CAE, senador Raimundo Lira (PMDB-PB) a afirmar que está apenas aguardando a designação de relator na comissão para ser posto em analise o Projeto de Lei do Senado – PLS 13/2015. A matéria promove o uso de fontes alternativas de abastecimento de água.
 
O projeto estabelece que nenhuma água de boa qualidade deverá ser utilizada em atividades que tolerem águas de qualidade inferior, salvo quando houver elevada disponibilidade hídrica.
 
Esse princípio, de acordo com o autor do projeto, senador Humberto Costa (PT-PE), já é adotado por diversas nações e em Israel, onde desde 2007 reaproveitam-se mais de 70% dos efluentes gerados. O mais usual é reutilizar o efluente tratado (chamado de “água de reuso”) em atividades menos restritivas e com alta demanda, como atividades agrícolas, paisagísticas e industriais.
 
Para Lira, o projeto é importante, pois determina que a instalação hidráulica predial ligada à rede pública de abastecimento de água não poderá ser também alimentada por outras fontes, exceto por aproveitamento de água de chuva; abastecimento com água de reuso; e demais alternativas aprovadas pela entidade reguladora.
 
Para ele, essa alteração legislativa contribuirá para o desenvolvimento e a disseminação de tecnologias que elevem a oferta de água local e, por conseguinte, poderá reduzir a pressão de demanda sobre os sistemas públicos de abastecimento de água.
 
Raimundo Lira diz que uma das estratégias para solucionar o problema da crise de abastecimento de água é a elevação da oferta hídrica, por meio de fontes alternativas de abastecimento, como água de reuso e água de chuva, que apresentam amplo potencial de expansão em cenários de escassez hídrica.

Assessoria

Tags:
PSICOLOGIA NO AR

PERIGO: Médico neurologista faz importante alerta para quem usa remédios tarja preta para dormir

OPINIÃO CONTUNDENTE

EM DECADÊNCIA?: Ex-radialista compara as rádios de Cajazeiras a ‘relacionamento que perdeu o sabor’

QUER APROVAÇÃO?

ENEM 2018: Cursinho inova em Cajazeiras com grande equipe de professores e dinâmica moderna de ensino

PARA A ETERNIDADE

VÍDEO: Programação de 70 anos do Atlético começa com exposição histórica que promete encantar Cajazeiras