header top bar

section content

Lira confirma análise de projeto que usa fontes alternativas de abastecimento de água

Raimundo Lira diz que uma das estratégias para solucionar o problema da crise de abastecimento de água é a elevação da oferta hídrica

Por

28/04/2015 às 16h55

Senador Raimundo Lira

A preocupação com a crise hídrica que atinge o país motivou o vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal – CAE, senador Raimundo Lira (PMDB-PB) a afirmar que está apenas aguardando a designação de relator na comissão para ser posto em analise o Projeto de Lei do Senado – PLS 13/2015. A matéria promove o uso de fontes alternativas de abastecimento de água.
 
O projeto estabelece que nenhuma água de boa qualidade deverá ser utilizada em atividades que tolerem águas de qualidade inferior, salvo quando houver elevada disponibilidade hídrica.
 
Esse princípio, de acordo com o autor do projeto, senador Humberto Costa (PT-PE), já é adotado por diversas nações e em Israel, onde desde 2007 reaproveitam-se mais de 70% dos efluentes gerados. O mais usual é reutilizar o efluente tratado (chamado de “água de reuso”) em atividades menos restritivas e com alta demanda, como atividades agrícolas, paisagísticas e industriais.
 
Para Lira, o projeto é importante, pois determina que a instalação hidráulica predial ligada à rede pública de abastecimento de água não poderá ser também alimentada por outras fontes, exceto por aproveitamento de água de chuva; abastecimento com água de reuso; e demais alternativas aprovadas pela entidade reguladora.
 
Para ele, essa alteração legislativa contribuirá para o desenvolvimento e a disseminação de tecnologias que elevem a oferta de água local e, por conseguinte, poderá reduzir a pressão de demanda sobre os sistemas públicos de abastecimento de água.
 
Raimundo Lira diz que uma das estratégias para solucionar o problema da crise de abastecimento de água é a elevação da oferta hídrica, por meio de fontes alternativas de abastecimento, como água de reuso e água de chuva, que apresentam amplo potencial de expansão em cenários de escassez hídrica.

Assessoria

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!