header top bar

section content

Governadores do Nordeste definem pauta política e administrativa para encontro com Dilma

Também foi definido um documento político com um posicionamento dos governadores diante da crise que será apresentado a Dilma.

Por

25/03/2015 às 16h27

Governadores do Nordeste se reúnem com Dilma

Os nove governadores do Nordeste se reuniram na manhã desta quarta-feira (25), em Brasília, e alinharam as pautas prioritárias que serão apresentadas, logo mais às 16h30, no encontro com a presidente  Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

Os governadores nordestinos redigiram um documento administrativo com uma redução das propostas apresentadas na Carta de João Pessoa com os pontos convergentes e essenciais para o Nordeste como linha de crédito para os estados com capacidade fiscal, manutenção dos investimentos em obras estruturantes como as obras hídricas e verbas emergenciais para o combate à seca.  Também foi definido um documento político com um posicionamento dos governadores diante da crise que será apresentado a Dilma.         

O governador Ricardo Coutinho, articulador do encontro, destacou que foi realizado um enxugamento dos 15 pontos apresentados na reunião de dezembro, quando a conjuntura do país era outra. "Isso exige dos governadores do Nordeste uma releitura das prioridades e um posicionamento firme que será apresentado à presidente Dilma Rousseff. Esse posicionamento deve visar o avanço do país", completou Ricardo.

Ricardo acrescentou que será dialogado com a presidente Dilma alguns pontos essenciais para a região como a autorização do Tesouro Nacional para que os estados com capacidade fiscal possam ter acesso a financiamento interno e externos. "Esse é um momento importante em que depois de muito tempo um presidente da República se reúne com governadores sem que fosse em reuniões da Sudene. É preciso diálogo para superar esse momento pelo qual passa o país", enfatizou.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, disse que é natural e positivo que neste momento de dificuldades vivenciado pelo país o Nordeste faça ouvir a sua voz e pregue uma estabilidade institucional para a superação dessa crise transitória. "Vamos ajustar a política e a economia para voltarmos a crescer e gerar emprego e renda. Os ajustes devem ser feitos, mas sem sacrificar os mais pobres e preservando o desenvolvimento da nação".    

Além do governador Ricardo Coutinho, participaram da reunião os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara; do Rio Grande do Norte, Robson Faria; da Bahia, Rui Costa; do Maranhão, Flávio Dino; de Sergipe, Jackson Barreto; do Ceará, Camilo Santana; de Alagoas, Renal Filho; e do Piauí, Wellington Dias.       

Da secom

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!