header top bar

section content

Wilson Filho defende 30 horas para enfermeiros durante debate na Câmara Federal

Todos os participantes da Comissão Geral da Câmara dos Deputados exigiram a votação da proposta que garante esse direito à categoria.

Por

22/05/2014 às 16h14

WF defende 30 horas para enfermeiros

Comitivas de vários estados, entidades profissionais e estudantes de enfermagem lotaram as galerias do plenário da Câmara Federal, em Brasília, nesta quarta-feira (21), durante discussão pela implantação da jornada de 30 horas semanais para profissionais da enfermagem.

De acordo com o deputado federal, Wilson Filho (PTB), há 14 anos tramita no Congresso Nacional a proposta que reduz para 30 horas semanais a jornada de trabalho de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. Para o político paraibano, com a redução, esses profissionais da saúde teriam uma conquista já obtida por outras categorias da saúde, a exemplo dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Todos os participantes da Comissão Geral da Câmara dos Deputados exigiram a votação da proposta que garante esse direito à categoria (PL 2295/00). Atualmente, há 1,5 milhão de enfermeiros em atividade no Brasil.

“A atual carga horária inviabiliza o bom desempenho dos profissionais, prejudica a eficácia do atendimento e a segurança do paciente. O projeto tramita há mais de uma década e nada de ser votado. Vamos mobilizar para que saia da gaveta do Congresso Nacional e vire realidade. É uma categoria importantíssima da saúde. O meu mandato vai estar lutando para a aprovação desse projeto”, comentou Wilson Filho.

O texto já foi aprovado pelo Senado, está pronto para ser votado em Plenário desde 2009 e chegou a ser incluído na pauta do esforço concentrado no início de abril deste ano, mas não foi apreciado.

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: