header top bar

section content

Wilson Filho defende 30 horas para enfermeiros durante debate na Câmara Federal

Todos os participantes da Comissão Geral da Câmara dos Deputados exigiram a votação da proposta que garante esse direito à categoria.

Por

22/05/2014 às 16h14

WF defende 30 horas para enfermeiros

Comitivas de vários estados, entidades profissionais e estudantes de enfermagem lotaram as galerias do plenário da Câmara Federal, em Brasília, nesta quarta-feira (21), durante discussão pela implantação da jornada de 30 horas semanais para profissionais da enfermagem.

De acordo com o deputado federal, Wilson Filho (PTB), há 14 anos tramita no Congresso Nacional a proposta que reduz para 30 horas semanais a jornada de trabalho de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. Para o político paraibano, com a redução, esses profissionais da saúde teriam uma conquista já obtida por outras categorias da saúde, a exemplo dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Todos os participantes da Comissão Geral da Câmara dos Deputados exigiram a votação da proposta que garante esse direito à categoria (PL 2295/00). Atualmente, há 1,5 milhão de enfermeiros em atividade no Brasil.

“A atual carga horária inviabiliza o bom desempenho dos profissionais, prejudica a eficácia do atendimento e a segurança do paciente. O projeto tramita há mais de uma década e nada de ser votado. Vamos mobilizar para que saia da gaveta do Congresso Nacional e vire realidade. É uma categoria importantíssima da saúde. O meu mandato vai estar lutando para a aprovação desse projeto”, comentou Wilson Filho.

O texto já foi aprovado pelo Senado, está pronto para ser votado em Plenário desde 2009 e chegou a ser incluído na pauta do esforço concentrado no início de abril deste ano, mas não foi apreciado.

Da secom

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!