header top bar

section content

Contra a fome, Vital tem apelo atendido pela FAO que instala unidade na Paraíba

Na oportunidade, o parlamentar peemedebista apontou que 50,74% da população do Estado da Paraíba vive com metade do salário mínimo por pessoa/mês

Por

28/04/2014 às 15h20

Vitalzinho luta contra fome na PB

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) destacou nesta segunda-feira (28) como positiva a conquista da Unidade de Coordenação de Projetos da Região Nordeste, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), que contou com o apoio do parlamentar paraibano e poderá facilitar o viabilização da garantia de segurança alimentar, redução de miséria e melhoria no quadro desolador da Região.

Vital, que já tinha encaminhado oficio a José Graziano da Silva, Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) solicitando a instalação da unidade em Campina Grande parabenizou a iniciativa de abertura de um escritório da instituição no Nordeste.

Na oportunidade, o parlamentar peemedebista apontou que 50,74% da população do Estado da Paraíba vive com metade do salário mínimo por pessoa/mês, figurando como o 3º maior índice de pobreza do País. Em linhas claras: mais de 600 mil paraibanos vivem em estado de extrema penúria. Baseado nos lamentáveis índices, Vital do Rêgo disse que o atendimento do seu pleito para a abertura do escritório no Estado que representa, calculando a viabilização da garantia de segurança alimentar, redução de miséria e melhora no quadro desolador da Região.

“Desta forma, assumi na época em que fiz a solicitação o compromisso de emprestar meu total e irrestrito apoio para impulsionar o desempenho da FAO na nossa Paraíba”, desenvolveu o parlamentar.

Em resposta ao senador, José Graziano da Silva informou na época que a organização tem a Paraíba em extrema estima e consideração para sediar sua sede nordestina. O Diretor apontou, ainda, a necessidade de mobilizar a sociedade civil e incentivar os Governos para angariar apoio às políticas voltadas para erradicação da fome, promovendo a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável, como Vital do Rêgo têm feito incessantemente na tribuna do Senado, corroborando com suas ações parlamentares constantemente desempenhadas nesse sentido junto aos ministérios e à Bancada da Paraíba.

Em dezembro, Vital já havia apontado à Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a necessidade da Paraíba sediar o escritório. Na ocasião, Vital confirmou, otimista, as grandes chances da FAO escolher o Estado dentre os outros na Região. O evento acontece, às 15h, no auditório do Insa, em Campina Grande.

Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação
Atualmente, a FAO tem apenas um escritório no País, que funciona em Brasília há 32 anos. Por sugestão de Miriam Belchior, os escritórios serão instalados em prédios públicos.

A FAO atua como um fórum neutro, onde todos os países, desenvolvidos e em desenvolvimento, se reúnem em igualdade para negociar acordos, debater políticas e impulsionar iniciativas estratégicas. Atualmente a FAO tem 191 países membros, mais a Comunidade Européia. A rede mundial compreende cinco oficinas regionais e 78 escritórios nacionais.

A FAO lidera os esforços internacionais de erradicação da fome e da insegurança alimentar. Desde sua fundação, a FAO tem dado atenção especial ao desenvolvimento das áreas rurais, onde vivem 70% das populações de baixa renda, e que ainda passam fome. A organização também ajuda países a aperfeiçoar e modernizar suas atividades agrícolas, florestais e pesqueiras, para assegurar uma boa nutrição a todos, além do desenvolvimento agrícola e rural sustentável.

Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: