header top bar

section content

Vital e Suplicy anunciam ato por eleições diretas em tribunais

Atualmente apenas os desembargadores definem os presidentes e vice-presidentes dos tribunais.

Por

20/03/2014 às 15h16

Vital anuncia ato por eleições diretas

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e senador Eduardo Suplicy (PT-SP) estão empenhados em dar agilidade as suas propostas de emenda à Constituição respectivamente (PEC 15/2012 e PEC 08/2012) que propõem eleições diretas nos tribunais. Para isso divulgam ato programado para o dia 31 deste mês, em que juízes devem protocolar em seus respectivos tribunais requerimentos solicitando mudança nos regimentos internos para ampliar a participação nas eleições internas.

Atualmente apenas os desembargadores definem os presidentes e vice-presidentes dos tribunais. Recentemente Vital, recebeu em seu gabinete em Brasília o Presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Nelson Calandra onde foi pautado na reunião a campanha da AMB “Diretas Já no Poder Judiciário”, como sua Proposta de Emenda à Constituição 15 também conhecida como PEC dos Recursos e o Adicional por Tempo de Serviço (ATS).

“A realização desse ato político foi escolhida para demonstrar que, após 50 anos do golpe de 31 de março de 1964, juízes buscam a plena democracia no âmbito do Judiciário, postulando o mais elementar dos direitos, o direito ao voto na escolha dos dirigentes do Poder que integram”, disse Suplicy.

A Proposta de Vital altera o art. 96 da Constituição Federal para dispor sobre a eleição dos órgãos diretivos dos Tribunais de segundo grau. O texto dá nova redação permitindo que juízes, por meio de voto direto e secreto, escolham os membros dos órgãos diretivos das Cortes de Justiça no país presidente e vice-presidente – para um mandato de dois anos, com exceção dos cargos da Corregedoria. Atualmente, o voto é permitido apenas aos magistrados de segundo grau, ou seja, aos desembargadores.

Os juízes Marcos Salles, Juiz Horácio Melo (Presidente da AMPB), Juíza Ivanoska e o Juiz Edivan Rodrigues, entregaram ao senador Vital um documento assinado pelos juízes filiados as entidades, em apoio a PEC Nº15 de 2012 de autoria do parlamentar paraibano. Eles também parabenizaram Vital pela atuação em Brasília em favor da Paraíba.

“Sou a favor da ampliação dos elegíveis porque essa medida abre o leque na escolha dos nossos representantes, fazendo-a de forma mais adequada”, pontuou. Além disso, prever a participação dos juízes nesse processo de escolha garante que, de fato, haja democracia no Judiciário.

Assessoria

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan