header top bar

section content

No Dia da Advocacia Pública Vital destaca importância desses profissionais para solucionar conflitos e garantir desenvolvimento do país

Segundo Vital que também é advogado, o desafio atual é internalizar uma cultura de conciliação, não uma cultura burocrática.

Por

07/03/2014 às 14h06

Vital destaca importância de advogados

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), destacou o crescimento e a importância da Advocacia Pública para o funcionamento do Estado. Vital exemplificou nesta sexta-feira (07) Dia da Advocacia Pública o papel dos advogados e procuradores como função essencial da Justiça.

"A Advocacia Pública vem crescendo muito e assume um papel fundamental, principalmente considerando o fato de que o Poder Judiciário lida com assoberbamento de conflitos judiciais, litígios muito grandes, conflitos que têm, o Estado como um dos grandes envolvidos. Acredito que a Advocacia Pública possui papel fundamental de responsabilidade nesse processo, como agente de solução e não agente de problema" ressaltou o senador paraibano.

Vital recentemente pôs em debate na CCJ, a (PEC) 17/2012 que regula a advocacia pública nos municípios. A proposta, que altera o artigo 132 da Constituição, atribui aos procuradores municipais o exercício da representação e da consultoria jurídica desses entes federados e garante a organização do cargo em carreira e o ingresso por meio de concurso público de provas e títulos. A estabilidade, após três anos de efetivo exercício, dependerá de avaliação de desempenho.

O presidente da CCJ, Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse que a comissão é o local ideal para um entendimento em relação ao mérito da PEC e se comprometeu a pautar a matéria com o entendimento dos senadores. Segundo Vital que também é advogado, o desafio atual é internalizar uma cultura de conciliação, não uma cultura burocrática. "O agente público, advogado público e particular devem ir além do seu universo de trabalho. Devem identificar problemas e construir soluções. Aceitar esse desafio é algo altamente difícil, por conta dessa cultura burocrática usual, formalista".

O Dia Nacional da Advocacia Pública foi instituído em 14 de maio de 2012, por meio da Lei n. 12.636. A data escolhida, 7 de março, remonta ao tempo do Império, quando, neste dia do ano de 1609, foi criado o cargo de Procurador dos Feitos da Coroa, da Fazenda e do Fisco. A função é o antecedente mais remoto dos atuais cargos jurídicos da Advocacia-Geral da União (AGU), distribuídos nas carreiras de Advogado da União, Procurador Federal, Procurador da Fazenda e Procurador do Banco Central.

Assessoria

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan