header top bar

section content

Vital apoia campanha #vempraurna do TSE que convida jovens eleitores a votar em 2014

Vital apoia a campanha #vempraurna do TSE que quer dar um recado aos eleitores brasileiros

Por

05/03/2014 às 15h32

Vitalzinho aprova nova campanha do TSE

Atendendo a uma convocação da Justiça Eleitoral, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), já fez, o seu Recadastramento Biométrico na sede do antigo Museu Vivo da Ciência em Campina Grande. Acompanhado da esposa Vilauba Moraes Vital do Rego, e dos dois filhos Carol Vital e Vital Neto, o senador fez questão de destacar a importância do recadastramento, como convida a todos os eleitores a votar em 2014. Vital apoia a campanha #vempraurna do TSE que quer dar um recado aos eleitores brasileiros, especialmente aos jovens: votar é um exercício de cidadania e é por meio do voto que os brasileiros podem se fazer ouvir.

Durante seu recadastramento Biométrico, o senador fez questão de entrar na fila normalmente e fornecer as informações necessárias para a retirada do novo título eleitoral. Ele aproveitou a ocasião para cumprimentar amigos e falar da importância do gesto para a democracia.

Com o novo título em mãos, Vital conclamou os paraibanos a também fazerem o seu recadastramento e não deixar para a última hora. “É importante que todos atendam o chamado da Justiça Eleitoral e façam o recadastramento” conclamou. O recadastramento segundo Vital é obrigatório, e o não comparecimento acarretará em cancelamento do título.

Como professor de Direito Eleitoral, o senador revelou que tem uma história com o recadastramento e por isso pediu pessoalmente a Ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carmem Lúcia para incluir Campina Grande entre as cidades que iriam aderir a Biometria. Ele entende que a Biometria é o último avanço para a realização de eleições seguras e limpas conforme cruzada da Justiça Eleitoral há mais de 10 anos.

“Eu conclamou Campina Grande inteira para fazer parte essa cruzada. O recadastramento faz parte de um processo que é vitorioso no Brasil, de eleições, corretas e seguras. Por isso a minha presença hoje aqui em Campina Grande, a minha cidade Rainha com toda a minha família. Por isso conclamo a todos a fazerem o recadastramento e participar desse momento importante para a democracia brasileira” conclamou.

Campanha nas mídias sociais – Com o hashtag “vempraurna” e o mote “Seu voto vale o Brasil inteiro”, a fanpage oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Facebook quer dar um recado aos eleitores brasileiros, especialmente aos jovens: votar é um exercício de cidadania. Acesse facebook.com/tsejus e curta o mais novo canal de comunicação entre a Justiça Eleitoral e os eleitores.

Segundo Vital, na página, os internautas ficam por dentro das principais dicas sobre as eleições, o recadastramento biométrico e a história e características da urna eletrônica. Com postagens diárias, os eleitores também se informam sobre os serviços eleitorais e as principais datas do calendário eleitoral, como o dia 7 de maio, prazo para tirar o primeiro título e poder votar em 2014.

Reativada em 30 de janeiro, a fanpage do TSE no Facebook já reúne em torno de 5,6 mil fãs, tendo suas publicações alcançado, somente na última semana, mais de 5,5 mil pessoas. Levantamento gerado pela própria rede social para o mesmo período mostra o envolvimento (curtidas, comentários e compartilhamentos) de 556 usuários, tendo sido registradas mais de 5,6 mil curtidas. Além disso, algumas postagens já foram visualizadas por mais de três mil pessoas desde a reativação da página.

Outros canais

Desde 2010, o TSE ingressou nas redes sociais on-line com a intenção de fortalecer a comunicação da Justiça Eleitoral com os eleitores. Em abril daquele ano, foi lançada a página do Tribunal no microblog Twitter. E, em setembro do mesmo ano, os internautas passaram a contar também com o canal oficial do TSE no YouTube.

Hoje, a página do Tribunal no Twitter tem cerca de 51,4 mil seguidores e mais de 5,7 mil postagens, os chamados “tweets”. Ao seguir o TSE no Twitter, os usuários têm acesso, em primeira mão, às decisões mais relevantes do Tribunal e se informam sobre as principais ações da Justiça Eleitoral no que se refere às eleições brasileiras e à prestação de serviços aos eleitores, entre outros temas. Na página, também são replicadas as principais notícias dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Já o canal oficial do Tribunal no YouTube conta hoje com cerca de 2,4 mil assinantes e mais de 782 mil visualizações, somando mais de 1,1 milhão de minutos assistidos estimados. Até esta quinta-feira (27), o canal havia disponibilizado em torno de 2,5 mil vídeos e registrado mais de três mil compartilhamentos. O canal do TSE no principal portal de vídeos da web é resultado de uma parceria entre o Tribunal e a empresa Google, administradora do site YouTube.

A página disponibiliza vídeos sobre as atividades do Tribunal e os principais julgamentos do Plenário do TSE, além de reportagens e documentários acerca das eleições, do processo eleitoral, da história da Justiça Eleitoral no país e da evolução tecnológica da votação brasileira, com matérias sobre a urna eletrônica e a identificação do eleitorado por meio da biometria. No endereço também é possível assistir às edições dos programas Brasil Eleitor e Giro Eleitoral e do programa “Eleições 2014: uma conversa com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral”, lançado recentemente.

Em relação as expectativas para as eleições deste ano, Vital garantiu que são as melhores possíveis.  Ele enfatizou que o PMDB já apresentou o nome do ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo como o seu candidato, e conseguiu unir o partido em torno dessa candidatura que a cada dia empolga mais os paraibanos. “Campina conhece Veneziano, e sabe o trabalho que foi feito ao longo de 8 anos. Nós temos o que mostrar e vamos fazer um grande debate a favor da Paraíba” disse.

Assessoria

DIÁRIO ESPORTIVO

Tudo sobre as novas contratações e a preparação dos times para o Campeonato Paraibano 2018

PSICOLOGIA NO AR

VÍDEO: Psicólogos debatem comportamento do ‘stalker’ nas redes sociais e quando o amor se torna obsessão

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Batista Independente

MARIA CALADO NA TV

Com muita irreverência, banda Gata Dengosa estoura a audiência no programa Maria Calado na TV; ASSISTA!