header top bar

section content

Mais Médicos: nova leva de estrangeiros começa curso hoje

De acordo com Ministério da Saúde, eles estarão em quatro capitais

Por

07/10/2013 às 08h16

Mais 2.149 profissionais estrangeiros do programa Mais Médicos começam nesta segunda-feira (7) o curso de qualificação para atuar no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, serão três semanas de duração com aulas sobre língua portuguesa e o sistema brasileiro de saúde pública. Eles devem passar por uma avaliação no final do curso.

Segundo o governo federal, serão 750 profissionais em Vitória, 500, em Brasília, 450, em Belo Horizonte e 300 médicos em Fortaleza. Após o processo de avaliação, todos vão atuar em municípios com os piores Índices de Desenvolvimento Humano, periferias das capitais e áreas com dificuldade de contratação de médicos.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os profissionais cubanos  são preparados, experientes e têm especialização em saúde.

— São profissionais que já atuaram em outras missões internacionais também e certamente vem aqui para o Brasil para ajudar o nosso País a suprir a carência de médicos em municípios que nenhum médico brasileiro e nenhum médico estrangeiro se inscreveram individualmente.

Registros provisórios

Até a quinta-feira (3) foram emitidos 288 registros dos 648 pedidos para os participantes do programa Mais Médicos com diplomas do exterior.

Texto da MP Mais Médicos

Na última semana, a comissão que analisa o texto da MP (medida provisória) do Mais Médicos alterou o texto original e agora o Ministério da Saúde ficará encarregado de emitir o registro para estrangeiros integrantes do Mais Médicos. O texto, que agora segue para o plenário da Câmara dos Deputados, traz ainda uma série de outras vitórias para o governo, que atualmente se vê às voltas com o atraso do programa.

R7

Tags:
Recomendado pelo Google: