header top bar

section content

Greve geral mantém bancos fechados nesta sexta em todo o País

No 1º dia de paralisação, quase um quarto das agências aderiram ao movimento nacional

Por

20/09/2013 às 07h35

A greve dos bancários continua nesta sexta-feira (20) em todo o País. A paralisação acontece por tempo indeterminado. Ontem, no primeiro dia do movimento, a categoria fechou pelo menos 6.145 postos de atendimento e centros administrativos de bancos públicos e privados em 26 Estados brasileiros, de um total de aproximadamente 21.714. No quadro abaixo, acompanhe todas as exigências dos trabalhadores e como se defender de juros e multas em caso de atraso nas contas.

Somente em São Paulo, a greve cruzou os braços de 20.800 trabalhadores em 651 locais, sendo 21 centros administrativos, de acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Na parte da manhã, a adesão havia sido de 13 mil trabalhadores, segundo o sindicato.

A categoria tem cerca de 500 mil funcionários no País e 138 mil na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. A presidente do sindicato, Juvandia Moreira, afirmou:

— A greve vai crescendo conforme o passar dos dias. Está semelhante ao que aconteceu no ano passado.

A (Contraf-CUT) Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro utilizou dados enviados pelos 137 sindicatos que fazem parte Comando Nacional dos Bancários, mas não realizou o levantamento do número de trabalhadores mobilizados.

Os bancários reivindicam aumento salarial de 11,93%, o que corresponde a 5% de aumento real, descontada a inflação.

Os grevistas de instituições públicas e privadas não aceitaram a proposta dos bancos de reajuste de 6,1% e decidiram entrar em greve durante uma assembleia realizada no último dia 12.

Para atender ao público durante o período de greve, os caixas de autoatendimento vão continuar funcionando. Os clientes também poderão usar o internet banking e o aplicativo do banco no celular (mobile banking).

Os correspondentes bancários como casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados estarão abertos para as transações financeiras.

O cartão de credito é outra alternativa para pagar contas básicas como água, luz ou telefone. Porém, o serviço pode gerar taxa de até R$ 16 por boleto.

De acordo com informações do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, o lucro dos seis maiores bancos foi de R$ 29,6 bilhões no primeiro semestre deste ano, uma alta de 18,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em nota, a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) informou que lamenta essa posição dos sindicatos e “reitera que a maioria das agências e todos os canais alternativos, físicos (autoatendimento, correspondentes) e eletrônicos, vão continuar funcionando normalmente.

Ainda de acordo com federação, os bancos respeitam o direito à greve e farão o que for necessário para garantir o acesso da população e funcionários aos estabelecimentos bancários.

Tags:
Recomendado pelo Google: