header top bar

section content

As drogas ganha mais uma: Crack destrói vida de músico talentoso

Após mais de 20 anos de vício, Charles da flauta vive hoje nas ruas de São Paulo

Por

11/12/2011 às 23h53

Charles Gonçalves, o “Charles da flauta”, era um jovem músico brilhante que encantava as pessoas tocando no centro de São Paulo quando era adolescente. Ele chegou a gravar um disco e ficou conhecido na época, mas o sonho de uma carreira de sucesso foi destruído pelo uso compulsivo de crack. Hoje, com 38 anos, ele lamenta tudo o que deixou de conquistar apesar do enorme talento. 

– Foi droga, porque a droga não deixa a gente ir pra frente, ter responsabilidade, não deixa a gente ter compromisso, não deixa a gente assumir quem a gente é. É apenas uma ilusão.

Quem viu Gonçalves tocar diz que ele impressionava. O respeitado flautista brasileiro, Altamiro Carrilho, elogia a capacidade do menino.

– Isso é de Deus, isso é talento, isso é graça de Deus. E ele tem essa graça.

Ele perdeu a mãe muito cedo e foi criado pelo pai, que era músico e tocava violão e outros instrumentos. Aprendeu a tocar flauta sozinho e formou um grupo musical com a família para se apresentar nas ruas. Chegou a ganhar uma bolsa para estudar na Europa, mas o uso do crack interrompeu seus sonhos.

Hoje, duas décadas depois, ele mora com a companheira em uma barraca improvisada na rua. Já passou por vários tratamentos, mas nunca conseguiu se livrar das drogas. Ele foi encaminhado para um centro de assistência, mas não fica internado. Vai receber ajuda de especialistas e ex-dependentes.

A equipe do Domingo Espetacular encontrou com o músico e o levou para ver um ensaio da Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Lá, ele recebeu o convite de se integrar ao conservatório do grupo e disse que vai agarrar a oportunidade. Assista ao vídeo: 

R7

Tags:
Recomendado pelo Google: