header top bar

section content

Projeto de revitalização do Açude Grande será lançado hoje em solenidade

O prefeito Léo Abreu estará tornando de utilidade publica, o Açude Grande , que em 2009 completará 93 anos de inauguração da nova estrutura.

Por

01/06/2009 às 08h30

Depois da urbanização de parte do velho Açude Grande de Cajazeiras, com a construção do Complexo Turistico Antonio Simão de Oliveira, popularmente conhecido como "Leblon", como também a urbanização da parede daquele que é um dos cartões postais da "terra do Padre Rolim", por ter o mais belo por do sol do interior do estado, a prefeitura de Cajazeiras estará lançando oficialmente hoje, 01 de junho, o projeto de revitalização do entorno do açude Senador Epitácio Pessoa, que fica no centro da cidade.

Segundo informações da Superintendência de Meio Ambiente do município, o prefeito Léo Abreu estará tornando de utilidade publica, o Açude Grande , que em 2009 completará 93 anos de inauguração da nova estrutura.

O deputado federal Wilson Santiago incluir no orçamento do Ministério das Cidades, emenda no valor de R$ 24 milhões que permitirá a realização dase obras de reurbanização do açude grande de Cajazeiras, além do desenvolvimento do projeto de construção da avenida Jota Claudino, que permitirá interligar a Zona Norte da cidade a PB 393, fazendo parte do projeto global.

A história do açude
O açude grande, construído em 1804, foi propriedade particular da Fazenda Grande’, onde viveu Padre Rolim, fundador da cidade. O açude destinava-se ao abastecimento dos moradores e para a criação de animais. Historicamente uma peça chave para manter viva a lembrança da fundação de uma linda cidade.

Com a capacidade de armazenar 2.599.600 metros cúbicos de água, o açude é hoje um patrimônio histórico de Cajazeiras.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: