header top bar

section content

Cajazeiras ganhará Centro de Tratamento de Epilepsia do Nordeste

Os recursos para instalação do Centro, na ordem de 54 milhões de dólares, serão mantidos por uma Organização não Governamental holandesa.

Por

26/05/2009 às 23h32

A cidade de Cajazeiras se credenciou a ser sede do Centro de Tratamento de Epilepsia do Nordeste. A luta foi iniciada na Sessão Especial realizada na Câmara Municipal, na última segunda-feira (25), que contou com a presença do paraibano ex-paciente de Epilepsia, João Henrique, presidente da Associação dos Portadores de Epilepsia do Estado da Paraíba.

João Henrique informou com entusiasmo, que a Paraíba poderá ser sede do primeiro Centro de Tratamento de Epilepsia do Nordeste; “no Brasil temos: 01 no Rio Grande do Sul, 01 no Paraná, 01 em Santa Catarina, totalizando três nos estados do Sul, 01 no Estado de São Paulo em Ribeirão Preto, 01 em Goiânia/GO, 01 Brasília/DF, outro no Estado de Minas Gerais, totalizando apenas o7 centros em todo o país”, afirmou Henrique.

Mestre no assunto, João Henrique esclareceu que Epilepsia não é contagioso, não pega pela “baba” e outras crendices populares. Segundo o presidente, é necesário um envolvimento dos poderes constítuidos e da classe política, além da sociedade organizada para que a população possa tomar conhecimento do que é epilepsia para que unidos possam lutar pela implantação deste centro que irá beneficiar todo o estado e a região.

Segundo João Henrique, a cirurgia de Epilepsia é gratuíta, mais os custos adcionais chegam em média a R$ 8.000,00 (oito mil reais) e, o Centro de maior credibilidade para realização deste tratamento, é Centro de Ribeirão Preto no interior paulista.

O único estado no Nordeste que tem disponibilidade de equipamentos de última geração para tratamento de Epilepsia é o estado da Paraíba, em João Pessoa na clínica do Dr. Estênio Sarmento.

O sonho da implantação, tem a parceria de uma Organização Não Governamental (ONG) holandesa, que investirá cerca de 54 milhões de dólares num Centro de Tratamento de Epilepsia, que poderá ser instalado em Cajazeiras, e realizará em média duas cirurgias por semana, custeadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Da Redação do Diário do Sertão
Com Informações Folha Vip

Tags:
Recomendado pelo Google: