header top bar

section content

Hospital Regional de Cajazeiras adquire moderno aparelho de gasometria

Este aparelho está entre os mais modernos sistemas de exames do mundo, sua implantação faz parte do projeto de reorganização e reestruturação do HRC.

Por

21/05/2009 às 21h45

O Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), implantou nesta quinta-feira(21), mais um serviço especifico para o diagnóstico preciso em pacientes principalmente da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o aparelho GEMPremier 3000 com IQM. Este aparelho está entre os mais modernos sistemas de exames do mundo, sua implantação faz parte do projeto de reorganização e reestruturação do HRC, na nova gestão tripartite, formado por representantes do estado, município e UFCG.

O aparelho de Gasometria, GEMPremir 3000 com IQM, foi instalado na UTI e dará total suporte ao diagnóstico imediato de possíveis desníveis no tocante as taxas padrões de gases no organismo dos pacientes.

Comparado a um “Laboratório Virtual”, o GEMPremier 3000 dá, com precisão, diagnósticos em dois minutos, que antes levariam, pelo menos, três horas. Com ganho de tempo e precisão, o paciente submetido ao Laboratório Virtual, ficará bem melhor assistido na unidade de tratamento.

O GEMPremier também dará suporte as outras áreas do HRC, uma vez que ele é portátil e fácil de manusear.

Anteriormente, pela falta de um gasômetro na UTI do Hospital Regional de Cajazeiras, as amostras para serem submetidas a gasometria eram enviada para outros laboratórios especializados, para posteriormente virem os resultados, pondo em condições de risco o paciente, uma vez que a equipe médica ficava “as escuras”, sem o diagnóstico preciso feito em laboratório por um longo período de tempo.

Com o GEMPremier, o HRC economizará, não só tempo mas também dinheiro, pois o aparelho foi instalado no sistema de comodato, cabendo ao hospital pagar, mensalmente a quantia referente a um cartucho de manutenção, economizando assim, todos os processos realizados em laboratórios.

O novo sistema também realiza no tempo de dois minutos, oito parâmetros dosados como pH, pO2, pCO2, Na+ , Ca++, Glicose, Lactato, Hematócrito; parâmetros corrigidos; e outros 12 parâmetros calculados.

Aristênio Marques
Da Redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: