header top bar

section content

Prefeito de Cajazeiras anuncia chegada do SAMU para agosto

Segundo Léo, todo o processo burocrático já se encontra em fase final, restando apenas a licitação por parte do Ministério da Saúde para que as três unidades moveis sejam adquiridas.

Por

17/05/2009 às 08h37

Cajazeiras deverá ser a próxima cidade da Paraíba a receber os Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) , a confirmação foi do prefeito, Leo Abreu, na ultima sexta-feira(15), quando da inauguração do segundo plantão noturno, implantado pela administração municipal.

Segundo Léo, todo o processo burocrático já se encontra em fase final, restando apenas a licitação por parte do Ministério da Saúde para que as três unidades moveis sejam adquiridas e a região passa a receber os serviços do órgão. O prefeito garantiu que o SAMU em Cajazeiras será inaugurado no mês de agosto.

A instalação do SAMU de Cajazeiras teve inicio na gestão do ex-prefeito Carlos Antonio, e foi paralisada por questões burocráticas. O prédio onde funcionará órgão já está pronto a mais de 1 ano, o governo federal já liberou 50 mil para aquisição de equipamentos de radio comunicação, que serão usados pelos profissionais.

O SAMU de Cajazeiras vai funcionar com três ambulâncias, com equipamentos e equipes que serão capacitadas para o atendimento das emergências. “Estávamos apenas esperando o Governo a liberação das ambulâncias que serão utilizadas em Cajazeiras para que possamos abrir definitivamente este tão sonhado órgão, que vem para dinamizar ainda mais o atendimento as emergências” disse Léo Abreu.

O atendimento vai funcionar 24 horas através de chamadas gratuitas para o número 192. Nas centrais de regulação, técnicos identificam a gravidade da urgência e encaminham para o médico regulador, que avaliará que tipo de unidade (básica ou avançada) que deverá ser conduzida até o local.

Conforme a minuta do projeto o órgão terão em Cajazeiras três ambulâncias, uma ficará na sede do SAMU, a segunda deverá fiar em Bonito de Santa Fé, para atender as cidades de Bonito, Carrapateira, Monte Horebe e São José de Piranhas, e a terceira deverá ficar em São João do Rio do Peixe, onde atenderá os municípios de Santa helena, Triunfo, Poço José de Moura, Uiraúna , Bernardino Batista, Santarém, Poço Danas e São João do Rio do Peixe.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação Diário do Sertão

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!