header top bar

section content

Prefeito de Cajazeiras anuncia chegada do SAMU para agosto

Segundo Léo, todo o processo burocrático já se encontra em fase final, restando apenas a licitação por parte do Ministério da Saúde para que as três unidades moveis sejam adquiridas.

Por

17/05/2009 às 08h37

Cajazeiras deverá ser a próxima cidade da Paraíba a receber os Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) , a confirmação foi do prefeito, Leo Abreu, na ultima sexta-feira(15), quando da inauguração do segundo plantão noturno, implantado pela administração municipal.

Segundo Léo, todo o processo burocrático já se encontra em fase final, restando apenas a licitação por parte do Ministério da Saúde para que as três unidades moveis sejam adquiridas e a região passa a receber os serviços do órgão. O prefeito garantiu que o SAMU em Cajazeiras será inaugurado no mês de agosto.

A instalação do SAMU de Cajazeiras teve inicio na gestão do ex-prefeito Carlos Antonio, e foi paralisada por questões burocráticas. O prédio onde funcionará órgão já está pronto a mais de 1 ano, o governo federal já liberou 50 mil para aquisição de equipamentos de radio comunicação, que serão usados pelos profissionais.

O SAMU de Cajazeiras vai funcionar com três ambulâncias, com equipamentos e equipes que serão capacitadas para o atendimento das emergências. “Estávamos apenas esperando o Governo a liberação das ambulâncias que serão utilizadas em Cajazeiras para que possamos abrir definitivamente este tão sonhado órgão, que vem para dinamizar ainda mais o atendimento as emergências” disse Léo Abreu.

O atendimento vai funcionar 24 horas através de chamadas gratuitas para o número 192. Nas centrais de regulação, técnicos identificam a gravidade da urgência e encaminham para o médico regulador, que avaliará que tipo de unidade (básica ou avançada) que deverá ser conduzida até o local.

Conforme a minuta do projeto o órgão terão em Cajazeiras três ambulâncias, uma ficará na sede do SAMU, a segunda deverá fiar em Bonito de Santa Fé, para atender as cidades de Bonito, Carrapateira, Monte Horebe e São José de Piranhas, e a terceira deverá ficar em São João do Rio do Peixe, onde atenderá os municípios de Santa helena, Triunfo, Poço José de Moura, Uiraúna , Bernardino Batista, Santarém, Poço Danas e São João do Rio do Peixe.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: