header top bar

section content

Açude Lagoa do Arroz já sangra com lamina de 20 mm

Desde Sábado (04), que o açude de Lagoa do Arroz atingiu sua capacidade máxima de 80.220.750 m³. O manancial transbordou, fato que aconteceu pela segunda fez em sua história. Com a continuidade das chuvas nesta Segunda-feira(05), o açude está com a lâmina de 20cm, isso chegando a 82.810.800 m³, segundo o observador Francisco Damásio. Dados […]

Por

05/05/2009 às 00h55

/Desde Sábado (04), que o açude de Lagoa do Arroz atingiu sua capacidade máxima de 80.220.750 m³. O manancial transbordou, fato que aconteceu pela segunda fez em sua história.

Com a continuidade das chuvas nesta Segunda-feira(05), o açude está com a lâmina de 20cm, isso chegando a 82.810.800 m³, segundo o observador Francisco Damásio.

Dados das chuvas na Serragem onde fica o açude Lagoa do Arroz:
Janeiro 113,6 mm
Fevereiro 99,3 mm
Março 157,9 mm
Abril 511,9 mm

História do manancial
A barragem do Açude Lagoa do Arroz situa-se no município de Cajazeiras, estado da Paraíba, no vale do riacho Cacaré, afluente pela margem direita do rio do Peixe, na bacia do alto Piranhas.

O objetivo principal do reservatório, além da piscicultura e cultura de vazante, é a perenização do riacho Cacaré para irrigação a jusante, onde existem cerca de 1.800 ha de solos aluviais irrigáveis, que serão posteriormente objeto de projeto específico de irrigação. A partir do consumo anual de 13.160m³ /ha, verificado para a cultura do arroz em São Gonçalo, definiu-se em 800 ha a área irrigável a partir do lago formado.

A barragem foi projetada pelo 2º Distrito de Engenharia Rural (2º DERUR) do DNOCS e construída pela Construtora EIT – Empresa Industrial e Técnica S.A. Os serviços de implantação das obras foram iniciados em 1983 e concluídos em 1987.

Da redação do Diário do Sertão
Com informações de Francisco Damásio

Tags:
CASOS QUASE PERDIDOS

VÍDEO: Médico cajazeirense relata ‘milagres’ na sala de cirurgia que ‘resgataram’ pacientes da morte

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

A divindade de Cristo e do Espirito Santo é bíblica? Programa Evangélico tira dúvidas em relação ao tema

EX-POLICIAL MILITAR

VÍDEO: Antes de virar pastor, ex-policial diz que matava pessoas porque resolveu “tomar o lugar de Deus”

CRISE EMOCIONAL

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar debate sobre ansiedade e depressão em estudantes universitários