header top bar

section content

Hospital Municipal de Bonito de Santa passará a fazer exames de raio X

Segundo a prefeita Aldery, o aparelho já está na cidade de Bonito de Santa Fé, aguardando somente os detalhes finais para o seu funcionamento, que será de muita importancia para a população bonitense.

Por

21/04/2009 às 20h12

A população de Bonito de Santa Fé, no Alto Sertão do Estado, será contemplada com um grande benefício disponibilizado, gratuitamente, pela rede municipal de Saúde. A prefeita Aldery Cajú anunciou que até o final do mês de maio o Hospital Municipal deverá inaugurar o tão sonhado aparelho de Raio X, comprado há vários anos pelos ex-gestores e que nunca havia funcionado.

Segundo a prefeita Aldery, o aparelho já está na cidade de Bonito de Santa Fé, aguardando somente os detalhes finais para o seu funcionamento, que será de muita importancia para a população bonitense, tendo em vista que a partir da sua inauguração, os pacientes que necessitarem de um exame raio x, não será necesário se deslocar para outros centros de saúde, como Cajazeiras, Conceição e até mesmo João Pessoa.

A entrega do aparelho de Raio X, acontecerá na sede do Hospital Municipal, localizada no Alto da Boa Vista. O aparelho será utilizado na mesma unidade de saúde, que também é mantida com recursos do município em parceria com o estado.

A prefeita Aldery Cajú comentou a satisfação de iníciar esse tipo de serviço que há muito tempo vinha sendo solicitado pelos bonitenses.

O Hospital Municipal colocará à disposição da população um aparelho tão necessário e que funcionará, atendendo a todos os bonitenses, da zona urbana e zona rural.

Para operacionalizar os exames de raio x junto à população, a prefeitura municipal também disponibilizará uma equipe de profissionais especializados nessa área médica.

Mais detalhes

Raios X

Os exames de raios x são popularmente conhecidos como as expressões, "tirar uma radiografia " ou "bater uma chapa". Um tipo de exame muito difundido no país foi a Abeugrafia, que consiste em um exame de raios x de tórax, onde é possível analisar as imagens dos pulmões.

Como são feitos os principais exames de raios-x

Em um exame de raios x são feitas imagens de vários planos para detectarmos, por exemplo, fraturas de ossos. É por isso que normalmente durante o exame, é solicitado que o paciente realize o procedimento em mais de uma posição.

Ossos e tecidos conjuntivos, em geral, são dispostos em dois planos, por isso geralmente os exames são realizados com tomadas em dois planos.

No primeiro plano, radiografias ântero-posteriores serão tomadas, ou seja, o feixe de raios X passa através do paciente da parte frontal para a parte posterior do corpo.

O segundo plano é usado para tomadas laterais de raios X.

As tomadas são feitas numa sala de exames equipada para esta finalidade. Dependendo do exame, o paciente precisará tirar a roupa. O técnico de raios X, ou o médico, garante o posicionamento correto para o exame.

Normalmente como resultado do exame de raios x, é entregue ao paciente os filmes com as imagens, conhecidos como radiografias e o laudo do médico radiologista.

Atualmente muitos exames já são realizados de forma digital, ou seja, que consiste em adquirir imagens digitalmente através de um detector plano. Dessa forma o processo de utilização de chassis de Écran com sua posterior revelação nas câmaras escuras reveladoras serão substituídos por workstations com pós-processamento de imagens e envio a impressoras ou câmaras laser conectadas em rede.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão

DA REGIÃO DE CAJAZEIRAS

VÍDEO: Do assassinato do pai ao sucesso na política, prefeito conta trajetória de superação no Interview

'AULÃO SOLIDÁRIO'

VÍDEO: Ordem DeMolay de Cajazeiras promove aulão gratuito preparatório para o ENEM; veja como participar

ENTRETENIMENTO

Maria Calado na TV com os integrantes do espetáculo “Trinca mas não quebra” e o cantor Lucas Soares

ALÍVIO

VÍDEO: Presidente da OAB de Cajazeiras afirma que a Comarca de Bonito de Santa Fé não será mais fechada