header top bar

section content

Hospital Municipal de Bonito de Santa passará a fazer exames de raio X

Segundo a prefeita Aldery, o aparelho já está na cidade de Bonito de Santa Fé, aguardando somente os detalhes finais para o seu funcionamento, que será de muita importancia para a população bonitense.

Por

21/04/2009 às 20h12

A população de Bonito de Santa Fé, no Alto Sertão do Estado, será contemplada com um grande benefício disponibilizado, gratuitamente, pela rede municipal de Saúde. A prefeita Aldery Cajú anunciou que até o final do mês de maio o Hospital Municipal deverá inaugurar o tão sonhado aparelho de Raio X, comprado há vários anos pelos ex-gestores e que nunca havia funcionado.

Segundo a prefeita Aldery, o aparelho já está na cidade de Bonito de Santa Fé, aguardando somente os detalhes finais para o seu funcionamento, que será de muita importancia para a população bonitense, tendo em vista que a partir da sua inauguração, os pacientes que necessitarem de um exame raio x, não será necesário se deslocar para outros centros de saúde, como Cajazeiras, Conceição e até mesmo João Pessoa.

A entrega do aparelho de Raio X, acontecerá na sede do Hospital Municipal, localizada no Alto da Boa Vista. O aparelho será utilizado na mesma unidade de saúde, que também é mantida com recursos do município em parceria com o estado.

A prefeita Aldery Cajú comentou a satisfação de iníciar esse tipo de serviço que há muito tempo vinha sendo solicitado pelos bonitenses.

O Hospital Municipal colocará à disposição da população um aparelho tão necessário e que funcionará, atendendo a todos os bonitenses, da zona urbana e zona rural.

Para operacionalizar os exames de raio x junto à população, a prefeitura municipal também disponibilizará uma equipe de profissionais especializados nessa área médica.

Mais detalhes

Raios X

Os exames de raios x são popularmente conhecidos como as expressões, "tirar uma radiografia " ou "bater uma chapa". Um tipo de exame muito difundido no país foi a Abeugrafia, que consiste em um exame de raios x de tórax, onde é possível analisar as imagens dos pulmões.

Como são feitos os principais exames de raios-x

Em um exame de raios x são feitas imagens de vários planos para detectarmos, por exemplo, fraturas de ossos. É por isso que normalmente durante o exame, é solicitado que o paciente realize o procedimento em mais de uma posição.

Ossos e tecidos conjuntivos, em geral, são dispostos em dois planos, por isso geralmente os exames são realizados com tomadas em dois planos.

No primeiro plano, radiografias ântero-posteriores serão tomadas, ou seja, o feixe de raios X passa através do paciente da parte frontal para a parte posterior do corpo.

O segundo plano é usado para tomadas laterais de raios X.

As tomadas são feitas numa sala de exames equipada para esta finalidade. Dependendo do exame, o paciente precisará tirar a roupa. O técnico de raios X, ou o médico, garante o posicionamento correto para o exame.

Normalmente como resultado do exame de raios x, é entregue ao paciente os filmes com as imagens, conhecidos como radiografias e o laudo do médico radiologista.

Atualmente muitos exames já são realizados de forma digital, ou seja, que consiste em adquirir imagens digitalmente através de um detector plano. Dessa forma o processo de utilização de chassis de Écran com sua posterior revelação nas câmaras escuras reveladoras serão substituídos por workstations com pós-processamento de imagens e envio a impressoras ou câmaras laser conectadas em rede.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!