header top bar

section content

Pombal: Secretaria apresenta bons números na Saúde

Na tarde da última sexta-feira 17, a Prefeitura Municipal de Pombal, através da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou os balancetes dos três primeiros meses do Governo Pollyanna. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Callyandra Formiga Queiroga de Almeida, os índices de doenças como Sífilis Gestacional, Esquistossomose, Hanseníase, Hepatite Viral, Doenças de Chagas, Doenças […]

Por

20/04/2009 às 00h07

src=https://www.diariodosertao.com.br/artigos/sendtmp/20090420121051/posto_de_saude_pombal.jpgNa tarde da última sexta-feira 17, a Prefeitura Municipal de Pombal, através da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou os balancetes dos três primeiros meses do Governo Pollyanna. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Callyandra Formiga Queiroga de Almeida, os índices de doenças como Sífilis Gestacional, Esquistossomose, Hanseníase, Hepatite Viral, Doenças de Chagas, Doenças Exantemáticas, Rubéola, sarampo, HPV (Gonorréia, Herpes Genital, Vaginose Bacteriana e DST’s sem especificações), Óbitos com menores de um ano e Mulheres em Idade Fértil, tiveram redução de 100% em relação ao mesmo período de 2008.

Ainda conforme os dados apresentados, no caso de dengue a redução no município foi de 96% em relação aos três primeiros meses de 2008, “para se ter uma idéia neste mesmo período do ano passado foram registrados em nossa cidade 54 casos de dengue, sendo quatro em janeiro, 10 em fevereiro e quarenta em março. Neste ano tivemos apenas dois casos registrados no mês de março, o que representa uma redução de 96%, referentes ao mesmo período de 2008”, disse a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

De acordo com Kallyandra Formiga, no caso de tuberculose este ano tivemos o registro de dois casos, já no ano passado não registramos nenhum caso da doença em nosso município. Segundo a Coordenadora o que mais chamou a atenção foram os casos de Diarréia onde o número aumentou de 329 para 712 casos, um aumento de aproximadamente 117%, em relação ao ano passado. O curioso é que nestes três primeiros meses 100% das Unidades de Saúde do Município forneceram os dados, já em 2008, apenas 61% das US’s informaram o número.

“É estranho que 49% das Unidades de Saúde do Município não tenham enviados os números de casos de Diarréia, porém como nós não estávamos aqui, era outra gestão e infelizmente os dados não foram repassados o que nos impossibilita de registrarmos os dados oficiais de todas as US’s, o que nos resta é registrar os números deste ano, para compararmos com os dados do ano que vem”, disse a Coordenadora.

Redução
Ainda de acordo com os dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, houveram reduções de 80% em casos de Natimorto referentes ao primeiro trimestre de 2008, nos três primeiros meses do ano passado foram cinco crianças que vieram ao mundo já sem vida neste ano apenas uma, em relação a Óbitos nos três primeiros meses de 2008, foram registrados 46, neste ano foram 30, uma redução de 35%, em relação ao ano passado.

Conforme dados da SMS, no primeiro trimestre do ano passado a cidade registrou 82 casos Candidíase, neste ano os números caíram para 42 que significa uma redução de 49%, em relação ao mesmo período do ano passado. Em casos de Gardenerelha a redução foi de 32%, referente ao mesmo período do ano passado e em Trichomoniose o número caiu 24% em relação ao ano passado, nestes dois últimos casos de acordo com os registros da Secretaria Municipal de Saúde, foram notificados 68 casos em 2008 de Gardenerelha e 46 em 2009, já em Trichomoniose 25 em 2008 e 19 em 2009.

HENIO WANDERLEY
Da redação do Diário do Sertão
Pombal

Tags:
Recomendado pelo Google: