header top bar

section content

Açude Grande em Cajazeiras começa a sangrar

O velho conhecido açude grande de Cajazeiras recebeu um grande volume de água e já está sangrando desde a última quarta-feira (15) para a alegria e contentamento de todos os cajazeirenses, que se encantam com a vislumbraste beleza proporcionada pela sangria. Centenas de curiosos se aportam à parede e as margens do canal do sangradouro […]

Por

18/04/2009 às 10h10

O velho conhecido açude grande de Cajazeiras recebeu um grande volume de água e já está sangrando desde a última quarta-feira (15) para a alegria e contentamento de todos os cajazeirenses, que se encantam com a vislumbraste beleza proporcionada pela sangria.

Centenas de curiosos se aportam à parede e as margens do canal do sangradouro para observarem a passagem das águas, que levam na sua correnteza, pastas, peixes e até mesmo entulhos jogados por moradores dentro do açude.

A lâmina da sangria do açude Epitácio Pessoa(açude grande) ainda é baixa, chegando a 8 cm, mais a expectativa é que com as fortes chuvas que vem caindo na região, esta lâmina venha a aumentar.

A prefeitura municipal, já realizou a limpeza do sangradouro como também de todo o curso, onde as águas percorrem até chegar ao riacho do Catolé.

O açude grande, construído em 1804, foi propriedade particular da Fazenda Grande’, onde viveu Padre Rolim, fundador da cidade. O açude destinava-se ao abastecimento dos moradores e para a criação de animais. Historicamente uma peça chave para manter viva a lembrança da fundação de uma linda cidade.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!