header top bar

section content

Açude Grande em Cajazeiras começa a sangrar

O velho conhecido açude grande de Cajazeiras recebeu um grande volume de água e já está sangrando desde a última quarta-feira (15) para a alegria e contentamento de todos os cajazeirenses, que se encantam com a vislumbraste beleza proporcionada pela sangria. Centenas de curiosos se aportam à parede e as margens do canal do sangradouro […]

Por

18/04/2009 às 10h10

O velho conhecido açude grande de Cajazeiras recebeu um grande volume de água e já está sangrando desde a última quarta-feira (15) para a alegria e contentamento de todos os cajazeirenses, que se encantam com a vislumbraste beleza proporcionada pela sangria.

Centenas de curiosos se aportam à parede e as margens do canal do sangradouro para observarem a passagem das águas, que levam na sua correnteza, pastas, peixes e até mesmo entulhos jogados por moradores dentro do açude.

A lâmina da sangria do açude Epitácio Pessoa(açude grande) ainda é baixa, chegando a 8 cm, mais a expectativa é que com as fortes chuvas que vem caindo na região, esta lâmina venha a aumentar.

A prefeitura municipal, já realizou a limpeza do sangradouro como também de todo o curso, onde as águas percorrem até chegar ao riacho do Catolé.

O açude grande, construído em 1804, foi propriedade particular da Fazenda Grande’, onde viveu Padre Rolim, fundador da cidade. O açude destinava-se ao abastecimento dos moradores e para a criação de animais. Historicamente uma peça chave para manter viva a lembrança da fundação de uma linda cidade.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: