header top bar

section content

Enchente do Rio do Peixe inunda parte da cidade de São João do Rio do Peixe

O inverno de 2009 não havia chegado ainda com força em São João, mesmo com a sangria da barragem de Capivara, que desde a última quarta-feira(15), está com uma lâmina de 80 cm.

Por

18/04/2009 às 10h56

Até parecia que tudo estava tranquilo, mesmo com as fortes chuvas caídas na região do Rio do Peixe, mais o esperado aconteceu. Desde as primeiras horas deste sábado (18) as águas do Rio do Peixe alagam o centro da cidade de São João do Rio do Peixe, deixando a população apavorada.

O inverno de 2009 não havia chegado ainda com força em São João, mesmo com a sangria da barragem de Capivara, que desde a última quarta-feira (15), está com uma lâmina de 80 cm.

As águas vindas de Capivara deságuam na barragem de Pilões, que já estava sangrando mesmo antes das fortes chuvas que caem na região. Com o volume máximo já extrapolado, as águas estão passando para o Rio do Peixe e começa a causar prejuízos na cidade e no campo. As águas do Rio do Peixe estão aumentando, causando assim transtorno para comunidade Sãojoanense, parte do centro da cidade, este completamente alagado.

As rodovias que dão acesso a São João do Rio do Peixe, por sua vez, estão todas comprometidas.

Providências
O prefeito de São João do Rio do Peixe, Lavoisier Dantas (PP), está preocupado com o aumento acelerado do nível das águas do Rio do Peixe e de outros rios e açudes da região, que tem deixado várias famílias ilhadas e desabrigadas por causa da sangria da barragem de Pilões.

Lavoisier está na Capital buscando ajuda do Governo do Estado.Em contato com nossa reportagem o prefeito afirmou, que também teme, que a barragem de Lagoa do Arroz, possa receber a sua capacidade máxima e acelere mais ainda o aumento das águas do Rio do Peixe, porém, Lavoisier pede calma à população, e diz que nesse momento o governo e o povo precisam trabalhar em parceria.

“A gente precisa trabalhar contando com todos os civis, todas as pessoas da comunidade que estão em condições de nos ajudarem. Porque não é só a entidade pública que tem que ter responsabilidade social. A prefeitura está fazendo a parte dela. Mas, todos têm que se ajudar”, concluiu.

As localidades mais afetadas são o centro da cidade, as ruas Adelino pinto, Lucio Duarte e o Bairro da Estação.

Da redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: