header top bar

section content

População de Carrapateira grita "SOS estrada"

Esse é o lema do povo carrapateirense, que durante anos vem solicitando junto ao poder público Estadual o asfaltamento da PB – 384, estrada que liga Carrapateira à vizinha cidade de São José de Piranhas, cuja distância, embora de apenas 24 quilômetros, constitui um grande empecilho ao desenvolvimento local, tendo em vista as péssimas condições […]

Por

15/04/2009 às 00h26

Esse é o lema do povo carrapateirense, que durante anos vem solicitando junto ao poder público Estadual o asfaltamento da PB – 384, estrada que liga Carrapateira à vizinha cidade de São José de Piranhas, cuja distância, embora de apenas 24 quilômetros, constitui um grande empecilho ao desenvolvimento local, tendo em vista as péssimas condições de tráfego, principalmente no período chuvoso, por se tratar de estradas carroçais e apresentar algumas pontes e bueiros que estão causando iminente risco de vida a toda a população.

Neste mesmo período, no ano de 2008, a referida estrada foi destaque nos noticiários escritos e televisivos de todo o país, bem como nos portais de notícia, nos quais foi divulgado o estado de isolamento da cidade, provocado pelo desabamento de uma ponte que eliminou quaisquer possibilidades de trânsito, ficando durante uma semana sem acesso a telefones, sem fornecimento de água e energia elétrica, entre outras consequências mais graves, como a falta de atendimento médico hospitalar, uma vez que os profissionais que atuam no Programa de Saúde da Família – PSF de Carrapateira são de outros municípios. Além disso, os estudantes universitários que necessitam se deslocar até a cidade de Cajazeiras foram prejudicados e expostos a perigos de sérios acidentes.

Diante da mobilização popular muito políticos se manifestaram. No entanto, os projetos não saíram do papel. Pode-se perfeitamente aplicar as palavras do compositor Gilberto Gil, quando afirma: “O governador promete, mas o sistema diz não!”.

Este ano, o quadro se repete. Após cinco dias de chuvas contínuas na segunda-feira, 13 de abril, por volta das 13 horas, ocorreu um acidente automobilístico envolvendo uma caminhonete D-20, placa JWL-1360, locada para a Prefeitura Municipal de Carrapateira. No veículo estavam o secretário de finanças do município, Marcos Lira, 25 anos, solteiro e residente à rua José Vieira; o senhor Manoel Galdino, casado e residente à rua José Gomes; estavam ainda, de carona, três estudantes da rede estadual, todos menores de idade, residentes na zona rural, no sitio Caldeirão. Felizmente ninguém saiu ferido, entretanto, o carro tombou, desceu um aterro e saiu da estrada, de forma que para a retirada do mesmo foi necessário içá-lo com um caminhão caçamba.

Para Marcos Lira, “este foi apenas mais um entre tantos incidentes pelos quais passamos constantemente. Somos vítimas do descaso dos governantes, porém, nós que fazemos a administração ‘conquistando cidadania’ não mediremos esforços no sentido de garantir uma cidadania plena ao nosso povo” explica o secretário, demonstrando sua indignação perante tantos pedidos negados.

Além deste, outros fatos ainda foram registrados no fim da tarde, quando em meio a um temporal de 137 milímetros de chuva, vários veículos ficaram na estrada, dentre eles o carro oficial da câmara de vereadores, conduzido pelo vereador Moacir Batista, presidente da casa legislativa. Este procurou abrigo em uma residência nas imediações da estrada, onde deixou seu filho, Santiago Mendes, 18 anos, deficiente, que só retornou a sua residência 24 horas depois.

A força das águas inundou a estrada da cidade, causando vários estragos, como a derrubada de um poste de baixa tensão e a parede de um muro da casa do sr. Francisco de Assis Alves, conhecido por Miro, e ainda, a inundação de uma residência no centro da cidade, pertencente a Sra. Delânia Alves, técnica de enfermagem, que assustada pediu socorro aos funcionários da prefeitura.

Como se vê todos os anos a população enfrenta essa situação caótica, mas não desiste de reivindicar ao poder público, e as autoridades a quem compete, que se tomem as providências cabíveis.

Da Redação do Diário do Sertão
Com Radarsertanejo

Tags:
Recomendado pelo Google: