header top bar

section content

Vereadores terão salários reduzidos

A redução deverá acontecer na Câmara de Bom Jesus

Por

15/04/2009 às 23h36

Os vereadores da Câmara Municipal de Bom Jesus em Sessão Ordinária realizada na tarde da última terça (14), foiram pegos de surpresa com a proposta do Presidente Francisco Jocerlan Guedes de Aquino (PV), que propôs a redução dos vencimentos básicos e outras parcelas remuneratórias do salário de vereadores – como hora-extra e outras vantagens pessoais de todos os vereadores.

As alegações do presidente da Câmara, além da crise financeira que passa todos os municípios brasileiros, a Câmara de Bom Jesus está com altas dividas, que vão de INSS até dividas com FGTS. Segundo Jocerlan, em consulta feita ao Tribunal de Contas, recebeu a orientação de que suas contas poderiam ser reprovadas por falta de cumprimentos da previdência.

A Câmara de Bom Jesus fez um reescalonamento de dividas com o Instituro de Seguridade Social (INSS) com parcelas que ultrapassam 3 mil reais, enquanto que a receita do duodécimo mensal é R$ 34.884,64, ficando praticamente impossivel o cumprimento do acordo. Em Bom Jesus os vereadores recebem remuneração de R$ 2.300,00.

A sessão foi bastante tumultuada, tendo em vista que os vereadores não aceitam a proposta da presidência. Para convencer os seus pares, o presidente da Câmara apresentou um relatório elaborado pela assessoria jurídica, e contábil, mostrando a necessidade de mudanças no valor dos vencimentos dos parlamentares mirins de Bom Jesus para que seja quitado o débito com o INSS.

A definição final na aconteceu, ficando para as próximas sessões, que promete ter muitas discussões em todo da redução.

A Câmara fará uma consulta ao TC para obter as informações da possibilidade da reduçaõ dos vencimentos dos vereadores, sem que corra o risco de futuramente a Câmara ter que ressassir os parlamentares pela eventual redução.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: