header top bar

section content

CZ: Chuvas ultrapassam média anual

A média anual do período invernoso varia entre 750 e 850 mm.

Por

13/04/2009 às 23h28

De acordo com dados coletados pelo pluviômetro do escritório regional da Emater, de Cajazeiras, pelo observador pluviométrico Fran, até esta terça-feira, 14/04, já choveu 857,0 mm, números que já ultrapassam a média anual de todo o período invernoso que varia entre 750 a 850 mm.

A notícia é no mínimo animadora principalmente para os agricultores da região. Em quase quatro meses (de janeiro a abril de 2009) já choveu em Cajazeiras a média anual de todo o período invernoso que normalmente vai até o mês de maio. Segundo dados coletados pelo pluviômetro da Emater.

Os agricultores mais experientes e técnicos agrícolas concordam na afirmação de que é necessário o equilíbrio entre a chuva e a estiagem para não tornar as áreas agrícolas encharcadas e comprometer a produção de grãos.

O inverno que começou tímido no município com apenas 137 milímetros de chuvas no mês de janeiro vem se ampliando em escala crescente nos últimos disa, e segundo informações dos institutos de metereológia, há uma previsão que as chuvas continuem a cair com maior intensidade até o fim de maio, o que leva a crer que em Cajazeiras, o indice pulviometrico vá aultrapassar aos 1000 mm.

Agricultores festejam
Independente das intempéries, os agricultores comemoram. Para muitos rurícolas a chuva é sinal de bênção. A alegria do homem do campo se configura pelo fato das precipitações trazerem, além da esperança de uma boa colheita de grãos, o surgimento do pasto para os animais e o acúmulo de água nos reservatórios. Num quadro em que muitas famílias já nem tinham mais água para beber a chegada das chuvas significam mudanças relevantes em todos os aspectos.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: